Tocantinópolis/TO

Preservando o Tesouro Natural Do Tocantins: O Legado De 35 Anos Do Naturatins

Data do post: 15/04/2024 22:18:31   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoO mês de abril traz consigo uma comemoração especial para o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que completa 35 anos de dedicação incansável à preservação dos recursos naturais. Nesse período, o Naturatins solidificou sua presença como peça fundamental na gestão das Unidades de Conservação do Estado (UCs) e na promoção do desenvolvimento sustentável.

Renato Jayme, presidente do Naturatins, destaca a importância vital da gestão dessas unidades na preservação da biodiversidade, garantindo não apenas a sustentabilidade ambiental, mas também cultural e econômica do estado. "É nossa missão proteger e conservar os recursos naturais, visando o desenvolvimento sustentável. Continuaremos a fortalecer políticas de conservação, promover a conscientização ambiental e incentivar atividades sustentáveis, mantendo o equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico e proteção ambiental", enfatiza Jayme.

Com a responsabilidade pela gestão de 13 UCs, o Naturatins destaca-se como exemplo de preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais. Essas unidades são divididas em duas categorias principais: Unidades de Proteção Integral e de Uso Sustentável. Enquanto as primeiras visam preservar a natureza permitindo apenas o uso indireto dos recursos naturais, como o turismo ecológico e a pesquisa científica, as segundas possibilitam o uso dos recursos de maneira sustentável, garantindo a preservação dos ecossistemas.

Entre as UCs geridas pelo Naturatins, destaca-se o Parque Estadual do Jalapão (PEJ), um verdadeiro tesouro natural do Tocantins. Reconhecido por sua paisagem singular, o PEJ encanta visitantes com suas cachoeiras, fervedouros e nascentes naturais, emoldurados por uma flora exuberante.

A região é caracterizada não apenas pelas icônicas dunas de cor laranja e pela abundância de rios e lagos, mas também pelos vastos campos de capim-dourado e extensos buritizais. A Serra do Espírito Santo é outro destaque turístico da área.

As iniciativas de conservação realizadas pelo PEJ e pela APA do Jalapão são cruciais para manter a diversidade biológica da região, permitindo que visitantes desfrutem de uma experiência única ao explorar a beleza do local.

Os Povoados do Mumbuca, Prata, Boa Esperança e Rio Novo, comunidades remanescentes de quilombos, são guardiões de um rico centro de cultura e tradição, onde a arte do artesanato do capim-dourado é preservada, refletindo a identidade cultural da região e promovendo o uso sustentável dos recursos naturais.

Além do Parque Estadual do Jalapão, o Naturatins também administra outras Unidades de Conservação de Uso Sustentável, como a Área de Proteção Ambiental das Nascentes de Araguaína, a Área de Proteção Ambiental do Jalapão e a Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado, entre outras. Essas áreas desempenham um papel crucial na conservação do ecossistema tocantinense, garantindo o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico.

Ao completar 35 anos de dedicação à preservação dos recursos naturais, o Naturatins reafirma seu compromisso com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável do Tocantins. As Unidades de Conservação sob sua gestão são verdadeiros tesouros naturais, que não apenas preservam a biodiversidade, mas também promovem a conscientização ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais. Que esses esforços continuem a prosperar, garantindo um futuro sustentável para as gerações vindouras.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias