Tocantinópolis/TO

Fortalecendo a Segurança: III Curso De Operações Especiais Da Polícia Militar Do Tocantins

Data do post: 15/04/2024 21:57:04   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNa última segunda-feira, 15 de abril, o Quartel do Comando Geral (QCG) em Palmas foi palco da cerimônia inaugural do tão aguardado III Curso de Operações Especiais (III COESP) promovido pela Polícia Militar. Esse evento marcante representa um passo significativo no aprimoramento das habilidades dos policiais militares não só do Tocantins, mas também de outras instituições do sistema de segurança pública co-irmãs.

O III COESP tem como objetivo principal capacitar os policiais em diversos aspectos das operações especiais, desde técnicas táticas até conhecimentos legais, além de incutir os princípios fundamentais que norteiam a atuação policial militar do Batalhão de Operações Especiais. Esse preparo é essencial para lidar com situações de extrema complexidade, que vão desde reféns em perigo até confrontos com quadrilhas fortemente armadas, passando por ameaças como bombas e explosivos, atiradores ativos e até mesmo ações de contraterrorismo.

Desde sua primeira edição em 2003 até os dias atuais, o COESP vem se consolidando como um marco na formação de policiais preparados para lidar com os desafios mais exigentes da segurança pública. Com uma carga horária total de 1.400 horas distribuídas em 25 disciplinas, o curso abrange uma ampla gama de conhecimentos, incluindo história das operações especiais no Tocantins, direitos humanos, técnicas de sobrevivência no cerrado, além de treinamentos especializados como natação utilitária, combate corpo a corpo e operações helitransportadas.

Uma característica importante do III COESP é a participação de alunos de diversas instituições de segurança pública do Brasil, o que proporciona uma troca rica de experiências e práticas entre diferentes realidades regionais. Ao final do curso, os participantes serão reconhecidos como "Caveiras do Sol" e estarão aptos não apenas a atuar em operações especiais, mas também a compartilhar seu conhecimento, instruindo e orientando outros membros da tropa.

A cerimônia inaugural contou com a presença de autoridades militares e civis de destaque, destacando o compromisso conjunto com a segurança pública e o reconhecimento da importância desse curso para o fortalecimento das instituições de segurança do estado. Momentos marcantes, como a apresentação dos alunos do III COESP e a emocionante homenagem aos veteranos, evidenciaram o espírito de camaradagem e profissionalismo que permeia a comunidade policial militar.

Além disso, a palestra proferida pelo Comandante do BOPE da PMRJ, Tenente-Coronel Uirá do Nascimento Ferreira, sobre o cenário atual das organizações criminosas no Brasil, trouxe insights valiosos sobre os desafios enfrentados pelas forças de segurança em todo o país.

Para o Chefe do Estado-Maior da PMTO, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, o III COESP representa mais um passo na busca pela excelência e pela capacitação contínua dos profissionais da segurança pública. O investimento em treinamento e capacitação reflete o compromisso da PMTO em oferecer um serviço de qualidade à sociedade, contribuindo para a manutenção da ordem e da segurança em nosso estado.

A participação de autoridades como o Subchefe do Estado Maior da PMTO, Coronel Marizon Mendes Marques, o Secretário Chefe da Casa Militar, Coronel Wander Araújo Vieira, e representantes de órgãos como o Ministério Público e a Polícia Federal, reforça o caráter interinstitucional e a importância da colaboração entre diferentes esferas do poder público na promoção da segurança e do bem-estar da população.

O III Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Tocantins não é apenas um marco na história da instituição, mas também um testemunho do compromisso e da dedicação dos profissionais que dedicam suas vidas a proteger e servir à comunidade. Que esses novos "Caveiras do Sol" possam desempenhar seu papel com bravura, integridade e respeito aos direitos humanos, garantindo um futuro mais seguro e pacífico para todos.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias