Tocantinópolis/TO

Garantindo a Qualidade Do Pescado Na Época Da Quaresma: Orientações Da Adapec

Data do post: 28/02/2024 22:33:09   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoCom a chegada da Quaresma, período em que o consumo de peixes aumenta significativamente, a atenção dos consumidores deve ser redobrada quanto à qualidade do pescado adquirido. A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) alerta para os riscos à saúde quando o produto não passa por inspeção adequada.

De acordo com a inspetora de Defesa Agropecuária da Adapec, Andréa Azevedo Pires Castro, o pescado é um alimento que pode perder sua qualidade com facilidade, principalmente após ser retirado da água. A falta de higienização adequada nos recipientes utilizados para armazenamento pode levar à contaminação, tornando-o impróprio para o consumo. "É fundamental conhecer a origem do pescado e garantir que tenha passado pela inspeção oficial", ressalta Andréa Azevedo.

Quando submetido à inspeção, o pescado é acompanhado em todas as etapas, desde a produção até a retirada da água, sendo necessário seu imediato resfriamento e encaminhamento para entrepostos devidamente registrados no serviço de inspeção oficial. Nestes locais, o processamento é realizado de acordo com normas higiênico-sanitárias, garantindo que o produto final esteja em condições ideais para comercialização e consumo.

Além disso, são realizadas análises biológicas e físico-químicas periódicas para assegurar a qualidade do pescado. As empresas cadastradas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) são obrigadas a enviar amostras para análise em laboratório, garantindo que estejam dentro dos padrões exigidos pela legislação sanitária vigente.

Para os consumidores, é importante estar atento à qualidade do peixe, verificando o frescor do produto, o brilho das escamas, a limpeza da superfície do corpo, a transparência e brilho dos olhos, a coloração das guelras, o cheiro característico de peixe fresco e a firmeza do corpo.

Atualmente, o Tocantins conta com dois frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) em pleno funcionamento, localizados nos municípios de Almas e Brejinho de Nazaré, com capacidade para comercialização em todo o estado. Além disso, existem frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e no Serviço de Inspeção Federal (SIF), fiscalizados pelos respectivos órgãos municipais e pelo governo federal, garantindo a qualidade do pescado disponível no mercado.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias