Tocantinópolis/TO

Ação Itinerante em Territórios Quilombolas do Sudeste do Tocantins: Parceria para Cidadania

Data do post: 27/02/2024 21:33:49   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoEntre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), em colaboração com a Defensoria Pública da União (DPU), está realizando uma importante iniciativa: a Ação Itinerante em Territórios Quilombolas do Sudeste do Tocantins. O foco dessa ação está na região de Almas, atendendo comunidades como Baião, Poço D'Antas, Laginha, São Joaquim e Lajeado.

Um dos principais objetivos dessa ação é proporcionar atendimento e serviços essenciais para a população quilombola da região. Entre os serviços oferecidos, está a possibilidade de regularização e emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), realizado pelas equipes do Instituto de Identificação, juntamente com outros atendimentos igualmente importantes.

Elaine Monteiro Tonon, diretora do Instituto de Identificação, ressalta a importância dessa iniciativa para facilitar o acesso da população quilombola aos serviços básicos do Estado, como a emissão da CIN. "Ficamos satisfeitos em participar dessa ação em conjunto com outros órgãos públicos, pois isso promove a cidadania", enfatiza.

Além da parceria entre o Governo do Tocantins e a Defensoria Pública da União, a ação conta com o apoio de diversos outros órgãos e entidades, como a Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), Receita Federal, Vigilância Sanitária, Prefeituras de Almas e Dianópolis, Energisa, Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Secretarias de Assistência Social de Dianópolis e Porto Alegre do Tocantins, bem como a Diretoria de Atenção Primária à Saúde.

Confira a programação:

26/02: Comunidade Quilombola Lajeado - Dianópolis

Local: Sede da associação quilombola Lajeado

 

27/02: Comunidade Quilombola Laginha - Porto Alegre do Tocantins

Local: Sede da Associação quilombola Laginha

 

28/02: Comunidade Quilombola São Joaquim - Porto Alegre do Tocantins

Local: Antiga Escola municipal São Joaquim

 

29/02: Comunidade Quilombola Baião - Almas

Local: Sede da Associação quilombola Baião

 

01/03: Comunidade Quilombola Poço D'Antas - Almas

Local: Rua 04 Setor Oeste cidade de Almas

 

Essa ação demonstra o compromisso do poder público em promover a inclusão e garantir o acesso a direitos fundamentais para todas as comunidades, especialmente aquelas historicamente marginalizadas. A parceria entre instituições é essencial para alcançar resultados significativos e fortalecer os laços de cidadania e solidariedade em nossa sociedade.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias