Tocantinópolis/TO

O Sistema Penal Do Tocantins Abre Novas Oportunidades Através Da Olericultura

Data do post: 20/02/2024 22:11:30   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNa manhã desta segunda-feira, 19 de fevereiro, o Sistema Penal do Tocantins inaugurou mais uma turma do curso profissionalizante de Olericultura, destinado a 10 custodiados da Unidade Penal Regional de Palmas (UPRP). Esta iniciativa representa um passo significativo na reintegração social e na preparação para o mercado de trabalho desses indivíduos.

Fruto de uma parceria estabelecida com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar/TO), essa é a primeira turma do ano de 2024 na capital, Palmas. Ao longo de cinco dias, com carga horária total de 40 horas, os participantes serão imersos em conhecimentos essenciais para a prática da olericultura convencional.

Durante o curso, os custodiados terão a oportunidade de aprender sobre diversos aspectos relacionados à atividade, incluindo implantação, manejo e preparo do solo, além de técnicas de manejo e condução da horta e pós-colheita. Essa capacitação não apenas abre portas para uma possível reinserção no mercado de trabalho, mas também proporciona habilidades valiosas para a vida cotidiana.

O policial penal Norton Netto, representando a Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda do Preso, destacou a importância dessa parceria e a relevância do curso para os participantes. "O Senar já é um parceiro desde 2021 e esta é a primeira vez que conseguimos trazer o curso para uma das maiores hortas das unidades, a de Palmas. Este curso contribuirá significativamente, uma vez que a maior parte do consumo pela cozinha aqui da unidade vem da horta", explicou.

A aula inaugural contou com a presença de diversas autoridades e representantes, incluindo Davi Alencar de Souza, da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cemep), Naina Belém, representante da New Life, Sandra Veloso, representando a gerência de Assistência em Saúde do Sistema Penal, Luciana Porto, representando o Escritório Social, além de outros profissionais e colaboradores envolvidos.

Um dos participantes, E.P.S., compartilhou sua perspectiva sobre o curso e sua importância na preparação para o mercado de trabalho. "Minha mãe trabalhava com hortaliças e eu sempre a ajudei, mas não tinha interesse em seguir adiante. Este curso é muito importante, pois além de nos capacitar em uma profissão, nos prepara para outras oportunidades", afirmou.

O Sistema Penal do Tocantins reafirma seu compromisso com a reinserção social e a capacitação profissional de seus custodiados, promovendo oportunidades de aprendizado e crescimento que transcendem as barreiras do cárcere. Através de parcerias como essa com o Senar/TO, a instituição busca contribuir para uma sociedade mais inclusiva e justa.

 

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias