Tocantinópolis/TO

A Importância Da Doação De Sangue: Hemoto Chega a Divinópolis Para Ampliar o Número De Doadores

Data do post: 20/02/2024 21:54:50   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoA Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) está realizando uma ação essencial nesta terça-feira, 20 de fevereiro, em Divinópolis. Em parceria com as secretarias municipais de Saúde, a SES-TO trouxe a unidade móvel da Hemorrede do Tocantins (Hemoto) para coletar sangue, contando com a participação dos doadores de Abreulândia. O objetivo dessa iniciativa é duplo: oferecer mais comodidade aos doadores e garantir que os estoques de sangue estejam sempre abastecidos para atender às demandas da região.

A coleta está sendo realizada na feira coberta de Divinópolis, das 7 às 17 horas, e é parte de um esforço contínuo da SES-TO em colaboração com os municípios vizinhos, como destaca Robéria Fernandes, responsável pela Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas. Segundo ela, essa proximidade com as comunidades é fundamental para garantir um estoque satisfatório de sangue, especialmente em locais onde são realizadas muitas cirurgias, como é o caso de Divinópolis.

Para Diusleia Mota Pinto, secretária de Saúde de Divinópolis, a presença da Hemoto na cidade é motivo de grande satisfação. Ela ressalta a importância de tornar a doação de sangue mais acessível aos moradores locais, evitando deslocamentos até outras cidades. Afinal, doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas, e facilitar esse processo é essencial para aumentar o número de doadores.

Divino Lopes da Costa, morador de Divinópolis e doador de sangue, compartilha essa visão e enfatiza a gratificação que sente ao doar sangue. Ele relembra os tempos em que era necessário viajar até Paraíso para realizar a doação e celebra a chegada da Hemoto à sua cidade. Para Divino, essa iniciativa torna o processo de doação mais simples e prático, incentivando não apenas os doadores habituais, mas também aqueles que estão próximos e podem dedicar um tempo do seu dia para salvar vidas.

A próxima ação está prevista para o dia 23 de maio de 2024, e a expectativa é que mais pessoas se juntem a essa nobre causa, contribuindo para manter os estoques de sangue sempre abastecidos e prontos para atender às necessidades da população. A doação de sangue é um gesto simples, mas que faz toda a diferença para quem precisa. Junte-se a nós nessa campanha pela vida!

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias