Tocantinópolis/TO

Atuação Da Polícia Militar Na Comunidade Quilombola Do Rio Preto Em Meio a Conflitos Agrários

Data do post: 07/01/2024 22:52:10   Imprimir  -  Compartilhar

A Polícia Militar do Estado do Tocantins, através do 13° Batalhão de Polícia Militar (BPM), está desempenhando um importante papel na segurança da Comunidade Quilombola do Rio Preto, localizada no município de Lagoa do Tocantins. Desde dezembro de 2023, a PM intensificou suas operações na região devido a conflitos agrários relacionados à posse e propriedade da área.

A Comunidade Quilombola do Rio Preto tem sido alvo de litígios, gerando tensões e preocupações locais. Diante desse cenário, o 13° BPM iniciou uma série de ações para garantir a segurança da comunidade e manter a ordem na região. Além disso, a polícia está conduzindo levantamentos de informações detalhadas, atuando de maneira contínua para monitorar e prevenir possíveis ocorrências.

O Tenente-coronel Bruno Coelho Mendes, Comandante do 13° BPM, destacou a importância dessa iniciativa e ressaltou que a região enfrenta desafios significativos no que diz respeito aos conflitos agrários. O reforço no policiamento, iniciado em dezembro de 2023, está sendo mantido ao longo do mês de janeiro, com resultados positivos até o momento.

"É uma região de conflito agrário e, diante das graves ocorrências registradas, foi determinada a intensificação do policiamento, com o emprego de ACO (ajuda de custo operacional) especificamente destinada para esse propósito. Observamos a eficiência dessa medida, pois não ocorreram incidentes durante esse período. A Polícia Militar reforça seu papel constitucional de servir à comunidade e proporcionar segurança por meio de um policiamento ostensivo e preventivo", destacou o Comandante.

A atuação integrada com outros órgãos competentes também é uma prioridade, buscando abordagens pacíficas para resolver os conflitos entre as partes envolvidas. A presença constante da Polícia Militar na Comunidade Quilombola do Rio Preto demonstra o comprometimento das autoridades em zelar pela segurança e bem-estar da população local em meio a desafios delicados.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias