Tocantinópolis/TO

Tocantins Registra Aumento Significativo Na Devolução De Embalagens Vazias De Agrotóxicos Em 2023

Data do post: 03/01/2024 23:13:50   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoO compromisso ambiental dos produtores rurais tocantinenses ganhou destaque no último ano, conforme dados revelados pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). O registro aponta um expressivo aumento de 22,68% na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos em 2023, comparado ao mesmo período de 2022. Nesse período, foram devolvidas 1.322 toneladas de embalagens, destacando o comprometimento da comunidade agrícola do estado.

De acordo com informações da Adapec e das centrais de recebimento localizadas em Pedro Afonso e Silvanópolis, a conscientização dos produtores rurais ganhou força, evidenciada pelo incremento nas devoluções. Em 2022, a quantidade de embalagens vazias devolvidas foi de 1.074 toneladas, enquanto em 2023 esse número saltou para 1.322 toneladas.

Um aspecto relevante desse aumento é a participação ativa dos pequenos produtores rurais. Através do Projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, 28,5 toneladas foram devolvidas por 866 pequenos agricultores em 24 municípios do estado. Isso demonstra a abrangência e impacto positivo das iniciativas voltadas para a conscientização e coleta responsável.

Carlos César Barbosa, gerente de inspeção vegetal da Adapec, ressalta o papel fundamental da Agência no processo de devolução. Ele destaca as fiscalizações e orientações oferecidas aos produtores, incentivando a correta retirada das embalagens vazias do campo, encaminhando-as para postos e centrais de recebimento, completando o ciclo da logística reversa.

Paulo Lima, presidente da Adapec, enfatiza o aumento nas devoluções como um sinal de conscientização crescente entre os produtores rurais, atribuindo também à responsabilidade da Agência nas orientações e ações de fiscalização.

A legislação vigente estabelece que, após a compra de agrotóxicos, o produtor tem até um ano para devolver as embalagens vazias, podendo estender-se por mais seis meses, caso o produto não seja totalmente utilizado. A Adapec orienta os produtores a guardarem os comprovantes de devolução por dois anos na propriedade, para apresentação em caso de fiscalização.

Atualmente, o Tocantins conta com duas centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, localizadas em Pedro Afonso e Silvanópolis, além de quatro postos distribuídos em Araguaína, Tocantinópolis, Gurupi e Lagoa da Confusão, facilitando o acesso dos produtores a locais apropriados para a devolução responsável desses materiais.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias