Tocantinópolis/TO

Cuidados Essenciais Durante a Onda De Calor No Tocantins: SES Orienta a População

Data do post: 16/12/2023 08:52:00   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoUma onda de calor intensa está castigando o Tocantins e outros 15 estados brasileiros, desde a última quinta-feira, 14, com previsão de se estender até este domingo, 17. O alerta sobre o aumento das temperaturas, que podem alcançar até 5°C acima da média para o mês de dezembro, foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), colocando diversos municípios tocantinenses sob a perspectiva de registrar temperaturas entre 38°C e 40°C.

Diante desse cenário desafiador, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) destaca a importância de redobrar os cuidados, especialmente entre os públicos mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com problemas cardíacos, respiratórios, circulatórios, diabéticos e gestantes. A atenção deve ser redirecionada para os riscos de desidratação e stress térmico, que podem resultar em mal-estar, transpiração excessiva e dores de cabeça.

Everton Ribeiro, técnico do Programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada a Populações Expostas aos Desastres Naturais e/ou Tecnológicos (Vigidesastres) da SES-TO, enfatiza a importância da hidratação: “Recomendamos que as pessoas bebam muita água para compensar a maior perda de água devido ao calor. Os familiares, principalmente de crianças e idosos, devem oferecer água constantemente para garantir uma hidratação adequada. A alimentação também deve ser leve, priorizando frutas e saladas”.

Em caso de mal-estar, a população é aconselhada a procurar os serviços de saúde para obter orientações sobre o tratamento adequado, visando a redução do desconforto causado pela insolação. A insolação grave, se não tratada com urgência, pode levar a complicações sérias e até mesmo à morte. Portanto, é fundamental ficar atento aos sintomas e buscar ajuda médica rapidamente em casos de exposição excessiva ao sol.

Dicas para Cuidar da Saúde em Altas Temperaturas:

1. Evite exposição direta ao sol: Principalmente entre 9 e 16 horas.

2. Use chapéus e óculos escuros: Especialmente para pessoas de pele clara. Proteja as crianças com chapéu de abas.

3. Prefira roupas soltas de algodão: Aplique sempre protetor solar.

4. Diminua esforços físicos: Repouse frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados.

5. Aumente a ingestão de água ou sucos naturais: Sem adição de açúcar, mesmo sem sede.

6. Ofereça água a recém-nascidos, crianças, idosos e pessoas doentes: Mesmo que não sintam sede.

7. Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar:

8. Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes.

Seguindo essas orientações, podemos enfrentar de maneira mais segura e saudável essa onda de calor que assola nosso estado. Lembre-se sempre de priorizar o cuidado consigo mesmo e com os outros.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias