Tocantinópolis/TO

Governo Do Tocantins Age Contra Crime Ambiental Nas Serras Gerais

Data do post: 05/11/2023 15:43:24   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNo último sábado, uma equipe liderada pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis, e pelo presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, realizou uma inspeção minuciosa na cidade de Lavandeira, região sudeste do estado. O objetivo era investigar denúncias de crime ambiental em uma área crítica nas Serras Gerais, na divisa com a Bahia. A ação foi ordenada pelo governador Wanderlei Barbosa, que exigiu ação imediata para avaliar os danos ambientais e encontrar uma solução rápida para o problema.

A gravidade da situação foi confirmada durante a visita in loco. A equipe identificou uma grande erosão próxima a uma plantação, além do descarte inadequado de embalagens de agrotóxicos e pneus. O relatório completo sobre a inspeção será entregue à Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no próximo dia 14 de novembro, em Brasília-DF.

O secretário Marcello Lelis enfatizou a necessidade de uma resposta imediata e coordenada entre os estados do Tocantins e da Bahia. “Nosso principal foco é identificar a causa do problema e agir. Vamos apresentar um relatório detalhado sobre o impacto na qualidade da água, os resíduos encontrados e todas as evidências coletadas. O não cumprimento do código florestal, que estabelece uma distância de 100 metros para áreas de preservação permanentes, foi claramente constatado, violando a legislação. Além disso, vamos exigir a retirada das embalagens de agrotóxicos, a remoção dos pneus e a restauração da área degradada, bem como a punição exemplar dos responsáveis”, destacou o secretário.

Durante a visita, a equipe do Governo do Tocantins conversou com moradores locais, representantes da sociedade civil e profissionais da área ambiental. Esse diálogo foi fundamental para entender a gravidade da situação e discutir possíveis medidas de prevenção e remediação.

O prefeito de Lavandeira, Roberto Cesar, expressou sua preocupação com as famílias que vivem nas proximidades da área afetada e agradeceu a rápida resposta do governador e das autoridades. “Nosso receio é um futuro desastre ambiental, algo causado pela ação humana que pode afetar 30 famílias que vivem próximo à região. Mas acreditamos no nosso Governador, no trabalho árduo que as equipes de fiscalização já estão realizando no local. E juntos podemos concentrar esforços para solucionar esse problema que tem afetado nossa linda região das Serras Gerais”, afirmou o prefeito.

Além das preocupações com as comunidades locais, a região das Serras Gerais é um destino ecoturístico conhecido no Tocantins. Contudo, devido à possível contaminação dos mananciais, que são afluentes do Rio Tocantins, uma das principais fontes de água do estado, a atividade turística também está ameaçada.

O Governo do Tocantins reforça a importância da colaboração intergovernamental e da ação imediata para preservar não apenas o meio ambiente, mas também o bem-estar das comunidades locais e a economia da região. A sociedade civil, os órgãos ambientais e a população em geral são peças fundamentais nesse processo, contribuindo com informações e apoiando as medidas tomadas para reverter essa situação alarmante.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias