Tocantinópolis/TO

Operação Integrada Enem 2023 No Tocantins: Garantindo Um Ambiente Seguro Para Os Candidatos

Data do post: 02/11/2023 00:22:44   Imprimir  -  Compartilhar

No próximo domingo, dia 5 de novembro, mais de 32,6 mil candidatos tocantinenses terão a oportunidade de participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em um ambiente seguro e tranquilo. As Forças de Segurança do Tocantins estão totalmente preparadas para a Operação Integrada Enem 2023, que tem como principal objetivo assegurar que todo o processo, desde a distribuição das provas até o retorno dos candidatos para casa, ocorra de forma eficiente e pacífica.

Neste ano, as provas do Enem acontecerão em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro, em todo o país. No Tocantins, os candidatos realizarão os exames em 127 locais, distribuídos em 31 municípios. Para garantir a segurança dos participantes, um efetivo de 660 agentes de segurança pública está mobilizado, além de 210 policiais penais que prestarão apoio durante a aplicação das provas para as pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa, em 25 unidades prisionais do Estado.

O Coronel Álon Nery Amaral, diretor do Sistema Integrado de Operações (Siop), enfatiza que as Forças de Segurança permanecerão atentas e atuantes, tanto remotamente quanto presencialmente, durante os dias de provas. "Nosso compromisso é garantir que todas as etapas do Enem transcorram de forma tranquila e eficiente, desde a interiorização das provas até o retorno seguro dos candidatos aos seus lares", destaca o Coronel.

A Operação Enem 2023 será minuciosamente monitorada pelo Gabinete de Monitoramento, instalado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas. Coordenado pela Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSI/SSPTO) e pelo Siop, o Gabinete de Monitoramento garantirá uma supervisão constante e eficaz de todas as ações relacionadas ao Enem no estado.

A coordenação da Operação Enem 2023 é realizada pela SSI/SSPTO e pelo Siop, com a colaboração das Polícias Militar, Civil, Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), juntamente com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), os Correios, a Energisa e o Cebraspe, responsável pela aplicação das provas.

O Enem representa a segunda maior operação logística do país, ficando atrás apenas da operação Eleições. Todos os anos, as Forças de Segurança do Tocantins prestam apoio fundamental ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ao Ministério da Educação e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, garantindo a segurança dos malotes com provas, o transporte desses malotes com escoltas dos veículos dos Correios e a proteção dos locais de prova nos dias de aplicação do Enem. Dessa forma, os candidatos podem realizar seus exames com tranquilidade, focando apenas no seu desempenho, sabendo que estão protegidos por uma operação de segurança eficiente e comprometida com o sucesso de todos.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias