Tocantinópolis/TO

São Bento do TO: Reservatório se Desmancha em Ferrugem e Moradores do Povoado Trecho Seco Reclamam da Qualidade da Água Fornecida Pela ATS

Data do post: 14/10/2023 04:33:26   Imprimir  -  Compartilhar

Foto DivulgaçãoAs cerca de duzentas famílias que residem na zona rural do município de São Bento do Tocantins, no povoado conhecido como Trecho Seco, estão enfrentando sérios problemas de abastecimento de água potável. Há meses, os moradores vêm sofrendo com a péssima qualidade da água fornecida pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). A situação tornou-se insustentável, levando a comunidade a se mobilizar e exigir uma solução.

O problema do reservatório de água do povoado se tornou evidente quando três moradores locais corajosos decidiram subir até o topo da caixa d'água para registrar a condição em que ela se encontra. Em um vídeo chocante, as imagens revelam que o reservatório está praticamente se desmanchando devido à corrosão interna causada pela ferrugem. Embora o exterior do reservatório tenha sido pintado, seu interior está em um estado calamitoso.

Cleilton Souza, um dos moradores que subiu até o reservatório, narrou as preocupações da comunidade durante a gravação do vídeo. Ele enfatizou a gravidade da situação, observando que a ferrugem se acumula na água que é consumida pelos habitantes do Trecho Seco, incluindo idosos e crianças, que estão sofrendo as consequências dessa água contaminada.

Foto Divulgação"Esta é uma situação muito delicada", alertou Cleilton, pedindo às autoridades que tomem providências imediatas para garantir água de qualidade para a comunidade. "Nossa reivindicação é por uma caixa d'água nova, pois a comunidade está clamando por isso. A água não é gratuita; as pessoas a pagam. Pedimos que as autoridades tomem medidas urgentes para resolver essa situação crítica." Assista o vídeo feito no reservatório logo abaixo:

 Duas moradoras do povoado também compartilharam suas experiências com a água contaminada. Uma delas postou uma foto em um grupo do WhatsApp mostrando um copo com um fundo marrom de ferrugem, que supostamente coletou da água do bebedouro de sua casa. Em um áudio, ela expressou sua preocupação com a saúde, destacando que ingerir essa água contaminada poderia causar problemas nos rins e outros males.

Foto DivulgaçãoOutra moradora, que reside próxima ao reservatório, revelou que testemunhou as tentativas de limpeza anteriores no local, afirmando que a ferrugem era abundante e persistente. Ela criticou a qualidade do trabalho de limpeza, apontando que apenas uma pequena parte da ferrugem foi removida. Ela também mencionou que, apesar da recente pintura do reservatório, a ferrugem continuava a se desenvolver, criando pontos de corrosão no interior.

A situação é tão grave que até os alunos da Escola Estadual Anaides Brito de Miranda, que fica na região, estão sendo afetados. Eles são obrigados a beber água de um bebedouro que também foi filmado com uma quantidade alarmante de ferrugem, causada pelo reservatório em questão. Vejam a situação no vídeo a seguir:

Posicionamento do Prefeito

O posicionamento do prefeito, Paulo Wanderson, gerou controvérsias na comunidade. Em vez de demonstrar urgência na resolução do problema que afeta a população, o prefeito culpou a oposição por politizar a situação. Ele sugeriu que aqueles com acesso ao deputado Amélio Cayres, presidente da Assembléia Legislativa e membro da base do governo, cobrassem uma solução na ATS. Curiosamente, o deputado Fabion Gomes, que também faz parte da base do governo e cujo apoio do prefeito foi fundamental para a sua reeleição para seu sétimo mandato na AL, não foi mencionado em seu áudio. Recentemente Fabion aplicou uma emenda de R$ 250 mil reais para um evento de cavalgada de um dia apenas em São Bento, e para um caso de extrema importância como este, não existe emendas para serem alocadas.

Foto DivulgaçãoO deputado esteve no ultimo dia 12 de Outubro em São Bento para participar de uma festa do dia das crianças, mas não tocou no assunto do reservatório do povoado trecho seco.

A falta de ação imediata e recursos alocados para resolver um problema tão crítico como a qualidade da água no povoado Trecho Seco está gerando indignação e ansiedade entre os moradores, que continuam a lutar por acesso à água potável segura e de qualidade. Os moradores já fizeram até mesmo um abaixo assinado com cerca de 200 assinaturas para entregar as autoridades em busca de uma solução urgente. A comunidade espera que as autoridades competentes tomem medidas urgentes para remediar essa situação insustentável.


Fonte: Redação do Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias