Tocantinópolis/TO

Governo Do Tocantins Recebe Auditoria Da Missão Do México Com Vistas à Exportação De Carnes Bovinas

Data do post: 20/04/2023 18:24:10   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsVisita pretende avaliar o sistema de defesa agropecuária e plantas frigoríficas de carnes.

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), já colhe os primeiros frutos da conquista da suspensão da vacinação contra a febre aftosa. No próximo sábado, 22, receberá a visita da missão do México que tem o objetivo de avaliar o sistema de defesa agropecuária do Estado, propriedades rurais e plantas frigoríficas, visando habilitar frigoríficos exportadores de carnes bovinas.

Dentro do cronograma da missão também passam pela avaliação os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Rondônia.

Durante a visita ao Tocantins, será auditada a unidade da Adapec de Araguaína onde serão apresentados relatórios sobre as atividades em campo; sistema de informação de vigilância epidemiológica; controle de movimentação de animais; atendimento à notificação de doenças. Já nas propriedades rurais, serão analisadas as boas práticas de manejo e instalações; biosseguridade; conservação do meio ambiente; rastreabilidade animal, entre outros, além disso, visita a planta frigorífica.

De acordo com o presidente da Adapec, Paulo Lima, a suspensão da vacinação propicia o interesse de muitos países nos produtos agropecuários do Tocantins, as missões internacionais serão cada vez mais frequentes, pois nossos produtos são de alta qualidade. “A abertura de novos mercados possibilita melhoria no preço de animais, produtos e subprodutos, fomenta a economia, e consequentemente melhora a qualidade de vida do produtor e da sociedade tocantinense em geral”, avalia.

Rebanho

O Estado conta com aproximadamente 11 milhões de bovinos e bubalinos e obteve a autorização para suspender a vacinação contra febre aftosa a partir deste ano.

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias