Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

100 Cabeças do Congresso e Elite Parlamentar: Dorinha figura como liderança importante e defende maior protagonismo feminino na política

Data do post: 11/10/2023 00:11:01  Imprimir

Ascom/Senadora DorinhaNa última semana, dois rankings importantes da política nacional trouxeram o nome da senadora Professora Dorinha como liderança que vem ganhando destaque no Congresso Nacional.

O primeiro ranking é do DIAP, instituição renomada de acompanhamento da atuação parlamentar, traz a Professora Dorinha entre as “100 Cabeças do Congresso”, dentre 81 Senadores e 513 deputados federais. Já é o quarto ano consecutivo que a parlamentar figura entre as “100 Cabeças do Congresso”.

Já o segundo ranking é a Elite Parlamentar, publicação da Arko Advice que, desde 1997, visa reconhecer as lideranças que se destacaram nos debates políticos por sua qualificação e representatividade. Esse ranking cita 110 parlamentares, sendo 38 senadores e 72 deputados federais. Por ter a educação como a sua principal bandeira, a senadora Professora Dorinha é citada como uma liderança política especialista.

Para a Professora Dorinha, estar entre os parlamentares que mais se destacaram em 2023 é um importante reconhecimento da atuação parlamentar, mas defendeu maior protagonismo feminino na política. Isso porque, em ambos os rankings, foram poucas as mulheres citadas. Das 100 Cabeças, apenas quarto senadoras figuram a lista. Já na Elite Parlamentar, são sete deputadas federais e cinco senadoras.

“Nós temos uma luta permanente pela valorização e respeito em relação a participação política das mulheres. É preciso fazer justiça pela atuação de muitas mulheres que vêm fazendo história, mas têm pouco reconhecimento”, disse.

Professora Dorinha defendeu a cota de participação feminina no espaço política. “Nós somos mais de 50% da população. Nós temos voz e vez. Nós queremos e vamos continuar trabalhando em diferentes espaços da política. As pessoas dizem o tempo todo que mulher não gosta de política. Não é verdade. Mulher gosta de política, sim. Agora não dá para botar uma Ferrari na mão do meu concorrente, um homem, e me dar um Fusca e dizer "vocês têm as mesmas chances". A gente sabe não é assim que funciona. Por isso a necessidade da cota para termos mais mulheres na política”.

Fonte: Ascom/Senadora Dorinha

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.