Tocantinópolis/TO

Jovem Que Participou De Programa Social Criado Por Amastha, Vence o Vício Em Drogas e Por Meio Da Política Quer Ajudar Outras Pessoas Na Mesma Situação

Data do post: 22/09/2022 09:58:26   Imprimir  -  Compartilhar

Ascom AmasthaWhatila teve sua vida transformada pelo programa Palmas Que Te Acolhe.

Mesmo com uma agenda repleta de compromissos nesta quarta-feira, 21, em Guaraí e Colinas, o candidato a senador Carlos Amastha 400 fez uma pausa e foi até a cidade de Pedro Afonso para reencontrar  um exemplo de vencedor, o Whatilla Marques do Santos. Ex-morador de rua, Whatilla viu sua vida ser transformada através de um projeto criado pelo Amastha, quando era prefeito de Palmas.

O Palmas que te acolhe resgatou pessoas que viviam em situação de rua e no mundo das drogas. Assim como Whatilla, que hoje é gerente de uma loja em Pedro Afonso, inúmeras pessoas tiveram seus destinos mudados graças ao Amastha. “Nunca na vida como prefeito dei conta de ver um cidadão na rua e você sabe, que eu andava atrás o dia inteiro, dizendo a vocês ‘Não gente, ninguém vai dormir na rua. Eu não deixo dormir na rua!’ E vou te falar uma coisa, eu fico profundamente emocionado, porque esse teu depoimento valeu meus anos como prefeito. Valeu muito te ver agora, bem, se expressando dessa maneira, limpo, trabalhando e com perspectiva de futuro. Fico tão feliz de te ver nessa circunstância, você não tem ideia do presente que está me dando”, afirmou Amastha

Whatila está na torcida para que Amastha se eleja senador pelo PSB, para mostrar que em 8 anos é possível desenvolver muitos projetos semelhantes ao Palmas Que Te Acolhe, resgatando vidas e devolvendo a autoestima das pessoas.

Um vencedor 

A história de Whatilla Marques do Santos tinha tudo para não acabar bem, mas em um determinado momento de sua vida, ele estava no lugar certo, com as pessoas certas, e com disposição para mudar de vida. Bastava um incentivo, e ele veio por meio do programa Palmas Que Te Acolhe, criado durante a gestão de Carlos Amastha à frente da Prefeitura da Capital, cujo objetivo era resgatar pessoas em situação de rua, oferecendo abrigo, alimentação, saúde, lazer e cultura. Deu tão certo com Whatila, que hoje aos 26 anos, casado e pai de família, ele quer ajudar outras pessoas assim como foi ajudado.

 

Whatila é natural de Porangatu (GO), filho de comerciante e desde pequeno ajudava o pai no comércio, mas aos 13 anos, acabou se envolvendo com drogas e foi expulso de casa. Na companhia de um amigo, Whatila foi morar no Pará e de lá foi ganhando o mundo, de cidade em cidade, até chegar em Palmas. “Tive o prazer de conhecer várias cidades e estados, mas passei também por maus bocados, passei fome, vi amigos meus morrerem na minha frente,  quase morri também por causa das drogas. Até que em 2015, o Pastor André me encontrou na rua e me acolheu em sua igreja”, conta.

Vinda para Palmas

Esse pastor faleceu um ano depois e Whatila voltou para o mundo das drogas. Um amigo o trouxe para Palmas em 2017, e na capital tocantinense, sua vida começou a mudar. “Em Palmas, eu conheci o projeto Palmas Que Te Acolhe e aí começou minha história com o Amastha. Era um projeto que oferecia abrigo para pessoas em situação de rua, e eu consegui uma vaga e minha vida mudou. Voltei para igreja e várias coisas boas começaram a acontecer na minha vida, me tornei empresário e me apaixonei por política tendo o Amastha como inspiração”, relata.

Os negócios não deram muito certo, mas Whatila conheceu sua esposa e formou uma família. Devido a gravidade da pandemia na Capital, ele se mudou para Pedro Afonso com a mulher e os filhos, deu continuidade aos estudos e hoje é gerente de uma loja na cidade. Para o futuro, Whatila pretende iniciar a carreira política para ajudar jovens a vencer o vício contra as drogas e a população em geral. 

“Eu aprendi a gostar de política através do Amastha, porque vejo que ele é um cara inteligente, que enxerga longe, na gestão dele Palmas tornou-se referência, desenvolveu vários projetos voltados para a juventude, para geração de emprego. Foi um ótimo gestor e estou com ele nesse projeto para senador. É possível acreditar na política e nas pessoas que querem fazer algo pelo povo”, destaca Whatila, que pretende desenvolver projetos sociais em Pedro Afonso, que visam geração de emprego e renda.

Para quem acha que os viciados não conseguem se recuperar, Whatila tem um recado. “Tem gente que fala que o vício não tem cura. Mentira. Eu sou prova de que é possível sim. Eu tenho 26 anos, convivi 11 anos no mundo das drogas, hoje sou casado, pai de família, sou cristão, sou um rapaz promissor, apaixonado por política e estou aqui para somar, para brigar pelos interesses não só meus, mas da população”, conclui.

Fonte: Ascom Amastha

Veja também
Todas as Notícias