Tocantinópolis/TO

Com Planejamento Estratégico e Empenho Do Efetivo, 3º BPM Teve Atuação Positiva Em 2021

Data do post: 26/01/2022 23:10:10   Imprimir  -  Compartilhar

PM TOAtuação da equipe policial da área, resultou na localização e apreensão de drogas e armas, prisões de criminosos, recuperação de veículos, dentre outros.

O 3º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Pedro Afonso, e que atende outras 10 cidades da região, divulgou nesta quarta-feira, 26, o balanço das ações executadas em 2021, que resultaram na localização e apreensão de drogas e armas, prisões de criminosos, recuperação de veículos, entre outros destaques.

Sob o comando do Major Aderlan Pereira Santana, foram realizadas 24 operações na área da unidade, como patrulhamento no campo: uma modalidade de policiamento adotada afim de aumentar a segurança nas propriedades rurais; palestras com temas variados e voltadas principalmente para crianças e adolescentes; cursos para capacitar o policial militar, como por exemplo, o curso Mobile que informatiza o preenchimento de ocorrências e o curso de tiro para manuseio de Pistola Glock 9mm; além de parcerias com outras instituições, tais como a firmada com a Unidade Prisional de Guaraí.

Os dados de 2021 do 3º BPM mostram 664 gramas de drogas apreendidas; 38 pessoas presas em flagrante; seis cumprimentos de mandados de prisão; 20 armas de fogo apreendidas; 181 munições apreendidas; oito armas brancas apreendidas; 60 propriedades monitoradas pela Patrulha no Campo; 121 notificações por infrações de trânsito; 51 veículos recuperados/removidos/retidos, e cerca de dez palestras em escolas e outras instituições que atenderam aproximadamente 500 pessoas.

Entre as operações executadas pelo 3º BPM estão a Operação ENEM, Operação Sossego, Operação Integrada COVID-Força-Tarefa e Operação Boas Festas, que tiveram abordagens em estabelecimentos comerciais, incluindo busca pessoal, blitz de trânsito, com utilização de etilômetro (Lei Seca), conferência de documentos de porte obrigatório, entre outros, além de blitz em locais de festas com abordagens e buscas pessoais nos presentes, e patrulhamentos com verificações em bares e locais de festas e shows. As atividades contribuíram para aumentar a sensação de segurança da população e coibir crimes diversos.

Dedicação

Para o major Aderlan Pereira Santana, os resultados do trabalho realizado pelos policiais militares que compõem o efetivo do 3º BPM, durante o último ano, são positivos e ele espera que em 2022 as ações sejam ampliadas. “Com planejamento e empenho de nossos militares, com ações concentradas, as operações foram efetuadas para aumentar a segurança da população. Esperamos que neste ano o número de ações aumente e abranja todos os municípios de nossa área de atuação”, pontuou. O comandante também contou que as atividades tiveram apoio da Polícia Civil, Agentes de Trânsito do Detran, Procon, Vigilância Sanitária, Unidade Prisional de Guaraí e Prefeituras Municipais.

O oficial ainda lembrou que com a presença da Polícia Militar auxiliando a Vigilância Sanitária Municipal, houve uma melhor constatação para embasar outros órgãos numa possível tomada de decisão acerca do desrespeito às normas sanitárias durante a pandemia.

Fonte: PM TO

Veja também
Todas as Notícias