Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Polícia Militar Realiza Aula Inaugural Do Primeiro Curso Superior De Polícia Em Palmas

Data do post: 10/06/2022 19:41:04 Imprimir -  Compartilhar

PM TOEsta é a primeira edição do Curso Superior de Polícia (CSP), realizada no estado do Tocantins.

Aconteceu nesta quinta-feira, 09, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, a aula inaugural do Curso Superior de Polícia (CSP), realizado pela Polícia Militar do Tocantins. O curso é um dos requisitos que os Tenentes-Coronéis da PM precisam para ascender ao posto de Coronel, além de ser a primeira vez que é oferecido no estado do Tocantins. O evento contou ainda com o apoio da Fundação PRÓ-TOCANTINS.

O Curso Superior de Polícia (CSP) é um marco para a Polícia Militar do Tocantins, pois além de ser a primeira vez que é oferecido no estado, vem suprir uma demanda institucional de capacitar e qualificar os profissionais para assumirem posições de alto escalão dentro da PMTO. A aula inaugural contou com uma palestra com a Coronel PM Wélere Barbosa, Diretora de Ensino Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMTO, com o tema: “Educação, Identidade e Representação Social das Polícias”.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, o Coronel PM Julio Manoel da Silva Neto destacou a importância da capacitação dos Oficiais da PMTO. “Nós estamos avançando, não estamos somente capacitando a área operacional como também nossos oficiais nessa parte de gestão, porque a sociedade também necessita. Nossos profissionais, nas diversas frentes de atuação, estão em constante aperfeiçoamento, esse é um dos compromissos de nosso comando,” finalizou.

O presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Antônio Poincaré Andrade Filho, falou da dedicação para construir uma Polícia Militar forte. “Se hoje temos uma PM que se destaca nacionalmente, muito se deve a esses profissionais da PMTO que se dedicaram ao longo de suas carreiras na construção desse objetivo, com muito trabalho,” destacou.

Do Curso Superior de Polícia (CSP)

O Curso Superior de Polícia (CSP) além de proporcionar o desenvolvimento das competências gerenciais para os oficiais atuarem como líderes nos processos organizacionais da corporação, possibilita também o acesso aos conceitos, normativas e pesquisas relacionadas ao campo das políticas de segurança pública e as novas agendas governamentais.

O curso traz um aprimoramento de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades da alta gerência da Polícia Militar do estado do Tocantins, habilitando os discentes para o exercício de cargos e funções de gestão estratégica da instituição, dentre outros, além de ser um pré-requisito para o policial militar ascender ao posto de Coronel, desde a alteração legislativa 2.575 de outubro de 2021.

O CSP é promovido pela PMTO e será executado pela Academia Policial Militar Tiradentes (APMT), sob a supervisão da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMTO. Foram disponibilizadas um total de 60 vagas, aos Oficiais do posto de Coronel e Tenente Coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM) e Quadro de Oficiais da Saúde (QOS), Médicos e Odontólogos da PMTO, podendo também ser oferecidas a militares do Corpo de Bombeiros Militar, instituições Coirmãs e Polícia Civil. O curso terá um total de 420 horas aulas, que serão distribuídas em 08 disciplinas, com aulas presenciais e presenciais-virtuais, oferecidas de forma síncrona.

Das Presenças

Estiveram presentes ainda, na Aula Inaugural do Curso Superior de Polícia, o Chefe do Estado Maior da PMTO, Coronel PM Wesley Borges Costa; o Subchefe do Estado Maior da PMTO, Coronel PM Marizon Mendes Marques; o Comandante do Policiamento Especializado (CPE) da PMTO, Coronel PM Sherlock Luís de Mesquita; o Assessor Militar junto ao Ministério Público Estadual, o Coronel PM Cláudio Tomaz; o Diretor de Orçamento e Finanças (DOF) da PMTO, o Coronel PM Dosautomista Honorato de Melo; o Coronel PM da Reserva, Jaizon Veras Barbosa; o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militares, o Coronel BM Carlos Eduardo de Sousa Farias; o Deputado Estadual Júnior Geo; a Deputada Estadual Luana Ribeiro.

Acompanharam também a solenidade; o Secretário de Segurança Pública, Wladimir Costa Oliveira; o Chefe do Estado Maior do CBMTO, o Coronel BM Peterson Queiróz de Ornelas; a Desembargadora Drª.  Angela Issa Haonat; a Delegada Lorena Oyana, representando a Drª. Heloiza Helena, Diretora da Escola Superior de Polícia; o chefe da Assessoria Militar da Assessoria Legislativa, o Tenente-Coronel PM Wellder Messias Cavalcante; e o Diretor Geral da Assessoria Legislativa, o Tenente PM William Gonzaga.

Fonte: PM TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.