Tocantinópolis/TO

Polícia Militar Realiza Aula Inaugural Do Primeiro Curso Superior De Polícia Em Palmas

Data do post: 10/06/2022 19:41:04   Imprimir  -  Compartilhar

PM TOEsta é a primeira edição do Curso Superior de Polícia (CSP), realizada no estado do Tocantins.

Aconteceu nesta quinta-feira, 09, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, a aula inaugural do Curso Superior de Polícia (CSP), realizado pela Polícia Militar do Tocantins. O curso é um dos requisitos que os Tenentes-Coronéis da PM precisam para ascender ao posto de Coronel, além de ser a primeira vez que é oferecido no estado do Tocantins. O evento contou ainda com o apoio da Fundação PRÓ-TOCANTINS.

O Curso Superior de Polícia (CSP) é um marco para a Polícia Militar do Tocantins, pois além de ser a primeira vez que é oferecido no estado, vem suprir uma demanda institucional de capacitar e qualificar os profissionais para assumirem posições de alto escalão dentro da PMTO. A aula inaugural contou com uma palestra com a Coronel PM Wélere Barbosa, Diretora de Ensino Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMTO, com o tema: “Educação, Identidade e Representação Social das Polícias”.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, o Coronel PM Julio Manoel da Silva Neto destacou a importância da capacitação dos Oficiais da PMTO. “Nós estamos avançando, não estamos somente capacitando a área operacional como também nossos oficiais nessa parte de gestão, porque a sociedade também necessita. Nossos profissionais, nas diversas frentes de atuação, estão em constante aperfeiçoamento, esse é um dos compromissos de nosso comando,” finalizou.

O presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Antônio Poincaré Andrade Filho, falou da dedicação para construir uma Polícia Militar forte. “Se hoje temos uma PM que se destaca nacionalmente, muito se deve a esses profissionais da PMTO que se dedicaram ao longo de suas carreiras na construção desse objetivo, com muito trabalho,” destacou.

Do Curso Superior de Polícia (CSP)

O Curso Superior de Polícia (CSP) além de proporcionar o desenvolvimento das competências gerenciais para os oficiais atuarem como líderes nos processos organizacionais da corporação, possibilita também o acesso aos conceitos, normativas e pesquisas relacionadas ao campo das políticas de segurança pública e as novas agendas governamentais.

O curso traz um aprimoramento de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades da alta gerência da Polícia Militar do estado do Tocantins, habilitando os discentes para o exercício de cargos e funções de gestão estratégica da instituição, dentre outros, além de ser um pré-requisito para o policial militar ascender ao posto de Coronel, desde a alteração legislativa 2.575 de outubro de 2021.

O CSP é promovido pela PMTO e será executado pela Academia Policial Militar Tiradentes (APMT), sob a supervisão da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMTO. Foram disponibilizadas um total de 60 vagas, aos Oficiais do posto de Coronel e Tenente Coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM) e Quadro de Oficiais da Saúde (QOS), Médicos e Odontólogos da PMTO, podendo também ser oferecidas a militares do Corpo de Bombeiros Militar, instituições Coirmãs e Polícia Civil. O curso terá um total de 420 horas aulas, que serão distribuídas em 08 disciplinas, com aulas presenciais e presenciais-virtuais, oferecidas de forma síncrona.

Das Presenças

Estiveram presentes ainda, na Aula Inaugural do Curso Superior de Polícia, o Chefe do Estado Maior da PMTO, Coronel PM Wesley Borges Costa; o Subchefe do Estado Maior da PMTO, Coronel PM Marizon Mendes Marques; o Comandante do Policiamento Especializado (CPE) da PMTO, Coronel PM Sherlock Luís de Mesquita; o Assessor Militar junto ao Ministério Público Estadual, o Coronel PM Cláudio Tomaz; o Diretor de Orçamento e Finanças (DOF) da PMTO, o Coronel PM Dosautomista Honorato de Melo; o Coronel PM da Reserva, Jaizon Veras Barbosa; o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militares, o Coronel BM Carlos Eduardo de Sousa Farias; o Deputado Estadual Júnior Geo; a Deputada Estadual Luana Ribeiro.

Acompanharam também a solenidade; o Secretário de Segurança Pública, Wladimir Costa Oliveira; o Chefe do Estado Maior do CBMTO, o Coronel BM Peterson Queiróz de Ornelas; a Desembargadora Drª.  Angela Issa Haonat; a Delegada Lorena Oyana, representando a Drª. Heloiza Helena, Diretora da Escola Superior de Polícia; o chefe da Assessoria Militar da Assessoria Legislativa, o Tenente-Coronel PM Wellder Messias Cavalcante; e o Diretor Geral da Assessoria Legislativa, o Tenente PM William Gonzaga.

Fonte: PM TO

Veja também
Todas as Notícias