Tocantinópolis/TO

PMTO Recebe Visita Técnica Do I COPAM Da Polícia Militar Do Estado Do Pará

Data do post: 01/06/2022 19:31:30   Imprimir  -  Compartilhar

O propósito da visita técnica é fortalecer o intercâmbio entre as Instituições Policiais Militares e compartilhar aos discentes, os conhecimentos técnicos e práticos acerca de procedimentos operacionais diante de crimes/infrações contra o meio ambiente.

A Polícia Militar realizou nesta quarta-feira, 1°, no Quartel do Comando Geral em Palmas, uma cerimônia de visita técnica dos alunos do I Curso de Operações Ambientais (COPAM) da Polícia Militar do Estado do Pará. 

A visita teve como objetivo fortalecer a parceria e integração entre a Polícia Militar do Estado do Tocantins e a Polícia Militar do Estado do Pará, visando compartilhar conhecimentos teóricos e práticas relacionadas aos procedimentos administrativos frente aos ilícitos de crimes/infrações contra o meio ambiente.

Durante a visita à PMTO, os alunos do I COPAM vão conhecer os aspectos legais do poder de Polícia Ambiental, a fim de que saibam utilizar de maneira apropriada os documentos oficiais para registro de suas ações fiscalizatórias, para ampliar suas habilidades e competências por meio da identificação de conceitos e os princípios básicos dos procedimentos de fiscalização ambiental. Os alunos estão sendo instruídos para o enfrentamento de situações de complexidade atinentes às questões de crimes/infrações ambientais.

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), unidade especializada da PMTO, é responsável pelas ações de policiamento e fiscalização ambiental no território estadual. A Unidade realiza ações de caráter preventivo, repressivo e educacional, executadas por meio de fiscalização e/ou autuação em crimes/infrações ambientais em todo o estado.

Para o Tenente-Coronel QOPM, Francisco Braga Filho, subcomandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), é de grande satisfação e responsabilidade receber os alunos do COPAM na PMTO. “Para nós é um grande prazer poder estar recebendo e ser escolhido pela PMPA.  Nos sentimos responsáveis em apresentar o melhor que fazemos em fiscalização no BPMA para todos os alunos”, declara.

O Coronel PM Julio Manoel da Silva Neto, Comandante-Geral da PMTO, lembrou da importância dessa integração entre a PMTO e PMPA e ressaltou o quão é interessante essa união das policias. “Essa integração é significativa para evolução do aprendizado de todos os alunos do COPAM.  Tenho certeza que em pouco tempo veremos o avanço de cada um. É relevante falar que precisamos ser unidos, porque somos necessários para segurança pública da sociedade”, destacou.

Estiveram presentes no evento o Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Julio Manoel da Silva Neto, o Chefe do Estado Maior, Coronel PM Wesley Borges Costa, o Subchefe do Estado-Maior, Coronel PM Marizon Mendes Marques,  o Comandante de Policiamento do Interior (CPI), Coronel PM Oséias de Souza Silveira, o Comandante do Policiamento Especializado (CPE), Coronel PM Sherlork Luís de Mesquita, o Subcomandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Tenente-Coronel PM Francisco Braga Filho, o Comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED), Major PM Geraldo Magela Azevedo Silva, o Chefe da Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana, Inspetor Leonidas Alves de Castro, o Corregedor-Geral, Coronel PM Jerry Adriane de Araújo Godinho, Coordenador do Curso do I COPAM da PMPA, Major PM Jeremias Moura Marciel, Chefe da Divisão Técnica Ambiental do IBAMA –TO, Carlos Vinícius Gonçalves Ferreira, reprensante do Presidente do Naturatins, Renato Jayme, o Major PM Eliandro Carlos Gualberto, chefes de seções do Estado Maior, Assessorias, Diretorias e Comandos de Unidades.

Fonte: PM TO

Veja também
Todas as Notícias