Tocantinópolis/TO

Projeto de Dorinha, Que Busca Resgatar 244 Mil Crianças e Jovens Fora Da Escola, é Aprovado Pela Comissão De Educação

Data do post: 01/06/2022 19:30:17   Imprimir  -  Compartilhar

Deputada DorinhaNúmero de crianças fora das escolas cresceu 171% na pandemia, conforme o IBGE.

A Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira, 1º de junho, o Projeto de Lei 2297/2021, de autoria da deputada federal Professora Dorinha (União/TO), que institui a Política Nacional de Busca Ativa de Crianças e Jovens em idade própria para educação obrigatória. São 244 mil meninos e meninas de 6 a 14 anos que não estavam matriculados no segundo trimestre de 2021, cerca de 154 mil a mais que em 2019, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em abril deste ano.

“São números preocupantes, que foram ainda mais agravados pela pandemia da Covid-19. Por isso, é preciso a implementação de ações que resgatem essas crianças e jovens fora da escola. Inclusive, já apresentei um Requerimento de Urgência para que no mais breve seja apreciado pelo Plenário e, em seguida, votado pela Casa", destacou Dorinha.

O texto busca assegurar o acesso universal de crianças e jovens de 6 a 17 anos à educação básica obrigatória, compreendendo a educação pré-escolar, o ensino fundamental e o ensino médio. "O Governo Federal deverá prestar assistência técnica e financeira aos Estados e Municípios na implementação da política, de modo que eles irão atuar de forma colaborativa na efetivação das estratégias previstas", finalizou Dorinha. A partir de agora, em caráter conclusivo, o Projeto será encaminhado à Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Fonte: Deputada Dorinha

Veja também
Todas as Notícias