Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo Do Tocantins Abre Inscrições Para Processo Seletivo De Brigadistas Florestais No Estado

Data do post: 17/05/2022 11:13:35 Imprimir -  Compartilhar

Governo do TocantinsSão 80 vagas distribuídas em oito cidades do Estado.

O Governo do Tocantins abriu nessa segunda-feira, 16, as inscrições para o processo seletivo simplificado para frequência no Curso de Formação de Brigadistas Florestais (CFBF) e para a prestação de serviço voluntário na prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado.

Lançado no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 9 deste mês, a publicação nº 6083 autoriza o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a realizar o processo seletivo simplificado para a contratação de 80 brigadistas.

De acordo com o documento, as vagas serão distribuídas em oito municípios do Estado, sendo 16 vagas, para Palmas; 10, para Araguaína; 10 vagas, para Gurupi; 10, para Porto Nacional; 10 vagas, para Colinas do Tocantins; 10, para Araguatins; 10, para Dianópolis; e 4 vagas, para Paraíso do Tocantins.

O edital completo pode ser acessado no endereço https://bit.ly/3N2PN1G.

As inscrições são gratuitas e realizadas de forma virtual por meio do Formulário de Inscrição, disponível no endereço https://bit.ly/3efxszD, no período de 16 a 26 de maio, das 10h do primeiro dia, às 18h do último dia.  No momento da inscrição o candidato deverá fazer a opção do local onde deseja realizar a prova, que será também o local de realização do curso, caso seja classificado.

As provas ocorrerão nos municípios de  Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Colinas do Tocantins, Araguatins e Dianópolis. A relação dos candidatos inscritos será divulgada no site do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (www.bombeiros.to.gov.br) no dia 27 de maio de 2022. 

Processo seletivo

O processo seletivo consistirá no Teste de Aptidão Física (TAF) e preenchimento dos demais requisitos constantes no edital. O TAF será realizado no dia 30 de maio, na Unidade Bombeiro Militar (UBM) para a qual o candidato se inscreveu. De caráter classificatório e eliminatório, o TAF visa avaliar a capacidade do candidato para o desempenho das atribuições referentes às exigências próprias da função de brigadista.

O TAF

O Teste de Aptidão Física consiste em caminhada de 2,4 mil metros, transportando uma bomba costal cheia d´água, pesando aproximadamente 24 kg. O prazo máximo para conclusão da prova é de 30 minutos, não sendo permitido correr, apenas caminhar. O objetivo da prova é avaliar a resistência muscular e aeróbica, e a capacidade cardiorrespiratória do candidato.

Segundo o cronograma, a lista com o resultado do TAF e a convocação dos candidatos classificados para a matrícula no curso será publicada no dia 1º de junho no site do Corpo de Bombeiros Militar: www.bombeiros.to.gov.br

Curso de Formação

Os classificados serão convocados para matrícula no Curso de Formação de Brigadistas de Incêndios Florestais, a ser realizado entre os dias 6 e 10 de junho, nas sedes das Unidades do CBMTO. O curso será ministrado na modalidade presencial e contará com aulas teóricas e práticas, com carga horária de 36 horas, sendo que as formações poderão acontecer no horário diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Recurso

O recurso foi repassado via Termo de Execução Descentralizada (TED), da Semarh, na ordem de um milhão e trezentos mil reais para a contratação de 80 brigadistas florestais temporários. Os selecionados poderão receber uma indenização para custeio de despesas pelo trabalho, cumprindo jornada de 12 horas e descansando no mínimo o equivalente ao dobro das horas de serviço voluntário cumprido.

O Coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, Tenente-Coronel Erisvaldo Alves, ressalta a importância da medida no reforço das equipes de bombeiros militares que já são, nessa época do ano, destinadas exclusivamente ao combate de incêndio florestal. "Esse trabalho é feito nos quartéis, é separada uma equipe só pra atender esse tipo de ocorrência, e esses brigadistas vão reforçar essas equipes, inclusive, apoiando as brigadas municipais quando elas se depararem com incêndios que fujam da sua capacidade de resposta. É muito importante esse reforço nesta época mais crítica", destacou Erisvaldo Alves.

Fonte: Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.