Tocantinópolis/TO

PMTO Fortalece Segurança Nas Fronteiras: Balanço Parcial Da Operação Protetor Das Fronteiras e Divisas Revela Eficácia Do Policiamento Preventivo

Data do post: 08/05/2024 10:41:52   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNa última terça-feira, 07 de maio, a Polícia Militar apresentou o balanço parcial da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas. Essa iniciativa visa manter um policiamento ostensivo e preventivo nas regiões limítrofes com outros estados, com foco na repressão e prevenção da criminalidade, utilizando a inteligência e a investigação em colaboração com outras forças de segurança.

No Tocantins, os policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) são os principais atuantes nessa operação. Eles realizam ações de prevenção, vigilância, fiscalização e controle nas áreas de fronteira do estado e em locais de interesse operacional, por meio de uma atuação integrada com outras unidades operacionais da PMTO e demais órgãos de segurança pública.

Os dados apresentados abrangem o período de 01 de janeiro a 30 de abril deste ano. Durante esse intervalo, foram registradas 109 ocorrências no âmbito da operação, das quais 47 resultaram em prisões e apreensões por diversos crimes, incluindo roubo, tráfico de drogas, cumprimento de mandado de prisão e adulteração de veículos automotores. Além disso, foram lavrados 13 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

Um exemplo significativo dessa atuação ocorreu no mês de março deste ano, quando a PMTO, em conjunto com a Polícia Civil, prendeu um homem de 40 anos por tráfico interestadual de drogas. Na abordagem, foram encontrados cerca de 15 kg de substância análoga à pasta base de cocaína na boleia de um caminhão. Essa prisão e apreensão ocorreram na rodovia BR-153, próximo à divisa entre Tocantins e Goiás.

O Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, destacou a importância da operação, ressaltando o bom trabalho realizado pelos policiais na prevenção da criminalidade no estado. "Realizar um policiamento ostensivo e preventivo nas divisas do Tocantins é fundamental para manter a segurança em nossa região", afirmou o Coronel Barbosa.

A Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, anteriormente conhecida como Operação Hórus, está integrada ao Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ). Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, essa operação visa fortalecer a prevenção, vigilância, fiscalização e controle nas regiões de fronteira e divisas, por meio da atuação integrada de diversos órgãos de segurança pública e controle aduaneiro, nas esferas federal, estadual e municipal.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias