Tocantinópolis/TO

1° Encontro De Pais De Autistas Do Tocantins: Promovendo Conscientização e Apoio

Data do post: 28/03/2024 22:49:09   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNo próximo dia 2 de abril, terça-feira, o Governo do Tocantins, através das secretarias de Estado da Saúde (SES-TO) e da Administração (Secad), estará realizando um evento de extrema importância: o 1° Encontro de Pais de Autistas do estado. O evento acontecerá no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Palmas, como uma iniciativa alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. O objetivo principal é criar um espaço de compartilhamento de experiências, informações e apoio mútuo entre pais e familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A programação do evento será rica e diversificada, contemplando uma apresentação cultural interpretada por autistas, palestra com o tema "Os desafios de um jovem autista", ministrada pelo estudante de Biomedicina Lucas Arantes, além de atendimentos, momentos de confraternização e música. As inscrições para participar podem ser feitas através do link disponibilizado.

Rosa Helena Ambrósio de Carvalho, superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES-TO, destaca a importância desse encontro como um momento de integração e acolhimento. "É uma oportunidade de demonstrar o compromisso do Governo do Tocantins com o bem-estar dessas pessoas. Os pais e responsáveis enfrentam desafios diários, e oferecer um espaço seguro para que possam se conectar e trocar experiências é fundamental", ressalta.

Paulo César Benfica, secretário de Estado da Administração, reforça a relevância desse evento para toda a população. "Oferecer oportunidades de troca de experiências entre os pais de pessoas autistas fortalece a rede de cuidados e é fundamental para orientação e apoio mútuo", enfatiza.

A rede de cuidados à pessoa com TEA no Tocantins inclui os Centros Especializados em Reabilitação (CERs) localizados em Palmas e Colinas, onde uma equipe multiprofissional composta por diversos especialistas oferece atendimento especializado. E visando expandir esse suporte, a SES-TO aprovou o Plano de Ação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que busca recursos junto ao Ministério da Saúde para a construção de mais seis CERs, sendo dois já com recursos homologados para as cidades de Sítio Novo e Dianópolis.

Além disso, foi aprovada a Linha de Cuidado da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que estabelece um fluxo de atendimento desde o nascimento da criança, incluindo acompanhamento através da carteirinha de vacinação.

Em setembro de 2023, o Governo do Tocantins lançou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), um documento gratuito que proporciona prioridade no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Para os beneficiários do Servir, o Plano de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins, gerido pela Secad, também oferece tratamento, contando com clínicas credenciadas em Palmas e Araguaína, onde são disponibilizados diversos tipos de atendimento multidisciplinar.

Este evento e todas essas iniciativas refletem o compromisso do Governo do Tocantins em promover a conscientização, o apoio e a inclusão das pessoas com TEA, bem como o suporte necessário às suas famílias. Junte-se a nós nessa causa e participe do 1° Encontro de Pais de Autistas do Tocantins, pois juntos somos mais fortes na luta pela igualdade e respeito à diversidade.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias