Tocantinópolis/TO

Unitins: Crescimento Exponencial No Ensino Superior Do Tocantins

Data do post: 28/03/2024 22:39:29   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoA Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) tem se destacado como um verdadeiro ícone de crescimento no cenário educacional do estado. Com a recente divulgação dos dados referentes ao início do ano letivo de 2024, ficou evidente o salto impressionante de 108% no número de matrículas ativas em comparação com o ano de 2021. Esse feito não apenas consolida a Unitins como uma das principais instituições de ensino superior da região, mas também a posiciona como líder incontestável em termos de crescimento.

Um dado que corrobora essa ascensão é o nível de concorrência nos processos seletivos. O Vestibular 2024.1 bateu recordes, com mais de 14 mil candidatos inscritos para concorrer às 1.920 vagas oferecidas. Esse aumento exponencial na procura reflete a confiança e o reconhecimento cada vez maiores da comunidade em relação à qualidade do ensino oferecido pela Unitins.

O ano de 2021 marcou um ponto de virada na história da universidade, com a implementação do curso de Medicina no Campus Augustinópolis e a inauguração do Campus Paraíso. Naquela época, foram registradas 2.304 matrículas. Agora, neste primeiro semestre de 2024, esse número saltou para 4.784, distribuídas em 21 cursos de graduação, presentes em cinco campus e 15 polos do Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica (TO Graduado).

O Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, enfatizou que esse resultado reflete o compromisso do governo com o acesso à educação superior. Desde o início de sua gestão, em 2021, a educação tem sido uma prioridade, com investimentos direcionados para promover essa transformação na vida dos tocantinenses. O aumento significativo no número de alunos na Unitins é um indicativo claro de que esses esforços estão dando frutos tangíveis.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destacou o trabalho conjunto entre a universidade e o governo para alcançar as regiões onde a presença da instituição é crucial. Ele ressaltou os esforços para expandir áreas como saúde, além da implementação de novos campi para atender às demandas da comunidade, tudo isso mantendo a qualidade do ensino e formando profissionais capacitados.

A vice-reitora, professora Darlene Teixeira Castro, enfatizou que o aumento nas matrículas é resultado de um esforço integrado, onde o acadêmico é colocado no centro de todas as ações da universidade. Todos os projetos desenvolvidos têm como objetivo principal garantir a permanência e o sucesso do aluno.

Para a pró-reitora de graduação, professora Alessandra Ruíta Czapski, o grande número de alunos matriculados representa uma responsabilidade ainda maior para a instituição. Ela salientou que todos os processos de ensino, pesquisa e extensão contribuem para uma formação qualitativa, preparando os estudantes para os desafios do futuro.

Além do crescimento no número de alunos, a Unitins também tem se destacado pela concessão de bolsas de estudo, através de programas que apoiam atividades de pesquisa, extensão e monitoria. O aumento no total de bolsas concedidas, de 1.227 em 2022 para 2.447 em 2023, demonstra o compromisso da universidade em apoiar seus alunos em sua jornada acadêmica.

O sucesso da Unitins não é apenas um reflexo do seu crescimento quantitativo, mas também da sua dedicação em oferecer uma educação de qualidade, preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento do estado do Tocantins.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias