Tocantinópolis/TO

Explorando Novos Horizontes: Investimentos No Potencial Do Cacau Na Bahia e Tecnologias Para o Tocantins

Data do post: 26/03/2024 11:47:10   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNesta segunda-feira, 25 de março, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, realizou uma visita técnica ao estado da Bahia, em busca de novas perspectivas para a agricultura tocantinense. Acompanhado de uma comitiva diversificada, que incluía desde pequenos produtores até grandes empresários, Barbosa teve como objetivo principal explorar métodos de cultivo de cacau, visando impulsionar a produção deste fruto na região tocantinense, com especial atenção aos produtores rurais de médio e pequeno porte.

A jornada começou em Barreiras, onde o governador e sua equipe visitaram a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA). Lá, foram apresentadas diversas técnicas, tecnologias e estratégias de trabalho voltadas para o cultivo de culturas no oeste baiano, com destaque especial para o cacau.

"É uma honra estar aqui neste estado que se tornou referência no agronegócio brasileiro, especialmente no cultivo do cacau. Estamos determinados a trazer para o Tocantins não apenas conhecimento, mas também tecnologias que possam impulsionar nossa produção e beneficiar nossos produtores rurais", destacou Barbosa durante a visita.

Moisés Schmidt, presidente da BioBrasil, empresa do grupo Schmidt, ressaltou a importância da tecnologia para o desenvolvimento do Tocantins, mencionando a Agrotins como um ponto crucial nesse processo. "Nós nos sentimos parte desta família tocantinense. O estado possui uma feira de excelência, a Agrotins, que desperta o interesse dos produtores locais pela agenda tecnológica. Combinando isso com nossas iniciativas, podemos gerar benefícios significativos para ambos os estados", afirmou Schmidt.

O cerrado brasileiro tem se destacado como uma área de expansão para a produção de cacau, e o oeste baiano tem sido um polo nesse sentido. Através de técnicas inovadoras, empresas têm investido na produção de mudas de cacau que podem ser cultivadas a pleno sol, garantindo precocidade e produtividade. Essas práticas, facilmente aplicáveis no Tocantins, prometem impulsionar a economia local e diversificar as atividades agrícolas da região.

Em Riachão das Neves, a comitiva do Tocantins visitou viveiros de plantas e plantações de cacau, conhecendo de perto os métodos de cultivo e os cuidados necessários para uma produção sustentável. Jaime Café, secretário da Agricultura e Pecuária do Tocantins, ressaltou o potencial do cacau como uma atividade rentável e adaptável para produtores de diferentes escalas. "Com as condições climáticas favoráveis e a disponibilidade de água em nosso estado, podemos transformar o cultivo de cacau em uma atividade altamente lucrativa para nossos produtores", afirmou.

O prefeito de Riachão das Neves, Miguel Crisóstomo, também expressou sua gratidão pela visita do governador e ressaltou o potencial do bioma local na produção de cacau. "Recebemos com alegria o governador Wanderlei Barbosa em nosso município. Reconhecemos o potencial do cacau em nossa região, semelhante ao que vemos no Tocantins", disse o prefeito.

A comitiva liderada pelo governador Barbosa proporcionou aos agricultores tocantinenses uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências com uma empresa de destaque no setor. Valdecir da Costa, um dos produtores presentes na visita, compartilhou sua empolgação com as possibilidades futuras para a produção de cacau no Tocantins. "Foi uma experiência extraordinária. Trouxemos conhecimentos novos que certamente impulsionarão nossa produção local, trazendo renda para os pequenos produtores", concluiu Costa.

O futuro do cacau no Tocantins parece promissor, e iniciativas como essa mostram o potencial de colaboração entre estados na busca por soluções inovadoras para o desenvolvimento agrícola. Com determinação e cooperação, é possível transformar desafios em oportunidades e abrir novos horizontes para a agricultura brasileira.

 

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias