Tocantinópolis/TO

Cidadania e Justiça Realiza Entrega De 10 Mil Blocos De Concreto Produzidos Por Custodiados à Paróquia Coração De Maria

Data do post: 21/03/2022 11:57:50   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsAção é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições, firmado em novembro do ano passado.

Para ampliar a reinserção social por meio do trabalho para custodiados e prestar contribuição social, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) realizou a entrega de 10 mil blocos e artefatos de concreto produzidos com mão de obra prisional para a Paróquia Coração de Maria, em Palmas, como destinação social. Esta ação é a finalização do Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições, firmado em novembro do ano passado.

Toda a produção ocorreu no Espaço Multiuso da Unidade Penal de Palmas, por meio do Programa Novo Tempo, contando com o trabalho de mais de 30 custodiados e com insumos repassados pela Igreja. O secretário da Seciju, Deusiano Amorim, entregou um dos blocos de concreto simbolicamente ao pároco Fábio Gleiser pela cooperação entre as Instituições e reforçou a importância da finalização deste primeiro Acordo com a entrega de resultados que vão além dos blocos produzidos.

“Agradecemos à Paróquia por ter abraçado essa causa junto ao Sistema Penal do Tocantins e hoje concluímos nosso primeiro compromisso com a entrega dos bloquetes feitos pela mão de obra carcerária destinados à reforma e expansão da Paróquia. Essa é mais uma parceria firmada com instituições parceiras para que possamos dar continuidade a esse projeto nessa e em outras unidades penais e oportunizar trabalho para contribuir na reinserção social deles”, ressaltou.

O padre Fábio Gleiser Silva falou do entusiasmo em ver o trabalho de reinserção social por meio dessa parceria com a Seciju. “Nossa paróquia abraçou esse projeto e estamos colhendo os frutos desse trabalho de reinserção social feito pela Seciju. Quero parabenizar o secretário e os responsáveis por todo trabalho aqui desenvolvido que vai além de uma atividade profissional, é uma atividade fraterna e um gesto de valorização e respeito com essas pessoas para que voltem a ter esperança e que saibam que aqui não é o ponto final quando há oportunidade de trabalho”, afirmou.

Termo de Cooperação

Com a assinatura do Acordo, a Igreja repassou à Unidade Penal de Palmas os insumos necessários à produção dos artefatos como cimento, areia, pó de brita/seixo. Em contrapartida, a Seciju destinou metade da produção para as obras de manutenção da infraestrutura da igreja, com fim social. A outra parte da produção será utilizada na manutenção e conservação da Unidade Penal, em especial, na oficina de trabalho educativo e produtivo do espaço multiuso para ampliação do Programa Novo Tempo.

Visita à Unidade

O secretário da Pasta aproveitou a ocasião para realizar uma breve visita às instalações da Unidade Penal e conhecer os principais projetos desenvolvidos de educação, trabalho e renda. Deusiano Amorim já foi diretor da mesma Unidade há 18 anos e esta foi sua primeira visita desde então. “Me surpreendi com tantas mudanças positivas, mais infraestrutura, bem como mais presos trabalhando em fábricas bem instaladas. Parabenizo ao chefe da UPP e toda a equipe de policiais penais e analistas por estarem atuando com excelência no dia a dia de trabalho”, frisou.

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias