Tocantinópolis/TO

Política De Assistência Social No Tocantins: Reflexões Da 156ª Reunião Ordinária Da CIB

Data do post: 21/02/2024 19:26:14   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNo último dia 21, quarta-feira, o auditório da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), localizado no Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Palmas, foi palco da 156ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Este encontro reuniu membros da CIB, técnicos da Setas, bem como gestores e técnicos municipais de Assistência Social, todos engajados em discutir e traçar os rumos da política de assistência social no Tocantins.

O início da reunião foi marcado por uma emocionante homenagem ao servidor Valter Frota, que faleceu em 14 de janeiro. Valter, servidor da Gerência de Inclusão Produtiva da Setas, era presença constante nas reuniões da Comissão, deixando um legado de dedicação e comprometimento.

Dentre as demandas discutidas na reunião, destacou-se a aprovação das Atas das reuniões, além das principais solicitações do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Tocantins (Coegemas/TO), que incluem o calendário de reuniões do Colegiado e o planejamento do Encontro Coegemas na Região Norte, previsto para acontecer em Palmas.

A representante titular da CIB, Régina Mercês, trouxe à tona as principais demandas da Setas, abordando temas como Emenda Parlamentar e a identificação dos Municípios Prioritários no CadÚnico (MUPs 2024). Esta última iniciativa do Governo Federal visa apoiar tecnicamente os municípios que apresentam índices abaixo da média nacional, visando a melhoria de suas condições.

Delsiney Caitano Marques Moura, secretária de Assistência Social de Palmeirópolis, destacou a relevância dos encontros da CIB, salientando que as pautas geralmente atendem às necessidades da maioria dos municípios. Já Vanilde Gonçalves de Oliveira, diretora de Assistência Social de Chapada da Natividade, ressaltou a importância da participação ativa nessas reuniões, que costumam trazer informações essenciais para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Além das discussões das demandas, a reunião também foi marcada pela apresentação de informes de diversas áreas da Assistência Social, evidenciando o compromisso com a transparência e a comunicação eficaz.

A Comissão Intergestores Bipartite, enquanto espaço de articulação entre gestores municipais e estaduais de assistência social, reafirma seu papel fundamental como instância de negociação e pactuação dos aspectos operacionais da gestão do Suas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento e aprimoramento das políticas sociais no Tocantins.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias