Tocantinópolis/TO

Operação Piracema 2023/2024: Fiscalização Intensa Para Proteger Os Recursos Hídricos

Data do post: 21/02/2024 19:24:32   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoCom o término das restrições de pesca do período de defeso se aproximando, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está intensificando suas ações de fiscalização para garantir o cumprimento das normas e a proteção dos peixes em seus processos reprodutivos. A Operação Piracema 2023/2024 entra em sua reta final, e as equipes de fiscalização estão preparadas para atuar em toda a extensão do Tocantins.

O objetivo das restrições em vigor é claro: preservar os ecossistemas aquáticos e manter o equilíbrio das populações de peixes. Para alcançar esse objetivo, o Naturatins tem contado com a colaboração de diversas instituições, como o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPMA), o Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins (Graer), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outros parceiros.

As estratégias adotadas abrangem diversas frentes, desde o patrulhamento aéreo, terrestre e fluvial até o monitoramento constante de rios e lagos. Além disso, a conscientização da comunidade sobre a importância do respeito às normas de pesca é uma prioridade, e para isso, têm sido realizadas campanhas educativas em parceria com órgãos ambientais e forças de segurança.

Cândido José dos Santos Neto, gerente de Fiscalização do Naturatins, destaca a importância da conscientização da população para o sucesso da operação. Segundo ele, a preservação dos recursos hídricos é uma responsabilidade de todos, e a colaboração da comunidade é fundamental nesse processo.

Além das restrições impostas pelo período de defeso, a pesca profissional também está sujeita à Portaria Conjunta nº 04/2023, que estabelece limitações específicas para determinadas áreas, como os reservatórios das Usinas Hidrelétricas Luís Eduardo Magalhães e de Estreito. No entanto, há exceções e permissões para certas modalidades de pesca, desde que realizadas de acordo com as regulamentações estabelecidas.

Para auxiliar no combate a crimes ambientais, o Naturatins disponibiliza diversos canais de denúncia, garantindo que a população possa contribuir com informações importantes para a preservação dos recursos naturais. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por meio de ligação gratuita, WhatsApp e portal online.

A Operação Piracema 2023/2024 é um esforço conjunto para proteger nossos rios e lagos, garantindo que as futuras gerações também possam desfrutar da riqueza e biodiversidade dos ecossistemas aquáticos do Tocantins.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias