Tocantinópolis/TO

“Voo Pela Vida” é Realizado Pelo Grupamento Aéreo Da Polícia Militar Com Transporte De Órgãos

Data do post: 21/03/2022 11:38:29   Imprimir  -  Compartilhar

PM TOA missão teve como objetivo o transporte, logo após a captação de órgãos de um doador, na cidade de Araguaína, interior do Estado.

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins (GRAER-PMTO), foi empenhado neste sábado, 19, em Palmas, em missão de transporte de órgão, junto à Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins (SESAU-TO). A missão teve como objetivo a captação de órgãos de um doador, na cidade de Araguaína.

A tripulação da PMTO realizou o “Voo Pela Vida”, como é conhecido, com a aeronave GRAER 02, até a cidade de Araguaína-TO e ajudou na captação de órgãos, como fígado, rins e coração, de um paciente de 25 anos, vítima de morte encefálica confirmada.

O coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Regional de Araguaína (HRA), Dr. Claudivan de Abreu, ressalta que. “É importante a parceria entre os envolvidos, o apoio incondicional a este serviço, uma vez que, para cada um doador, oito vidas podem ser salvas” Destacou.

Neste tipo de missão, é vital o acesso e transporte rápido a fim de preservar os órgãos devido ao seu tempo de isquemia fria, para isso, a legislação aeronáutica ampara e estabelece a prioridade da aeronave em seus procedimentos de decolagem, pouso e deslocamento no espaço aéreo brasileiro.

Fonte: PM TO

Veja também
Todas as Notícias