Tocantinópolis/TO

Indígena da Etnia Javaé Morre Eletrocutado em Fio de Energia Deixado em Acampamento nas Margens do Rio em Formoso do Araguaia

Data do post: 19/03/2022 20:17:48   Imprimir  -  Compartilhar

Arquivo da famíliaO professor Werehatxiari Wereteriberi Javaé de 38 anos morreu neste Sábado (19), vítima de choque elétrico quando pescava juntamente com mais dois indígenas no Rio Javaé na região de Formoso do Araguaia.

Formado em licenciatura intercultural na UFG, Werehatxiari era professor na aldeia Canoanã, e na tarde deste sábado (19), saiu com mais dois indígenas para a pesca de subsistência, quando por volta das 10 horas da manhã, foram passar por alguns fios de energia que são colocados em espécies de acampamentos feitos nas margens do rio, que nesta época do ano ficam inundados, o professor pegou na rede elétrica imaginando que a mesma estivesse desligada, porém, não estava, recebendo um choque elétrico e vindo a óbito no local.

Os outros dois indígenas que estavam com Werehatxiari, um deles é o diretor da escola onde o professor lecionava, foram socorrer o professor e também receberam uma descarga elétrica, mas, felizmente não fatal.

Informações repassadas pelos próprios indígenas dão conta de que nessa região de Formoso do Araguaia durante o período de veraneio, é comum as pessoas acamparem nas margens do rio Javaés deixando redes elétricas nesses acampamentos que em tese, deveriam estar desligadas, como nesse local o fio estava energizado a irresponsabilidade se tornou fatal.

Outras informações dão conta de que esses acampamentos são alugados por fazendeiros e chacareiros para pessoas que vão para a região no período de férias, e nesse caso, esqueceram de desligar a rede elétrica que vitimou o indígena.

Conseguimos o contato do irmão da vítima que muito emocionado relatou que a família Javaé está indignada com o ocorrido, pois seu irmão foi morto por causa da irresponsabilidade de algumas pessoas. “Ele foi pescar com o cacique da aldeia e o diretor da escola onde ele trabalhava para colocar comida na mesa de seus filhos, todo o povo “In” (Javaé e Karajá), tem o costume cultural de pescar nesse período, e não merecemos passar por isso”. Disse Viviano Javaé.

Veja no vídeo abaixo o local onde ocorreu o acidente:

Fonte: Redação do Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias