Tocantinópolis/TO

Irmãos São Presos Por Tráfico De Drogas e Crimes Cibernéticos Durante Operação Da 2ª Divisão De Repressão a Narcóticos Em Araguaína

Data do post: 16/03/2022 21:16:43   Imprimir  -  Compartilhar

Secretaria de Segurança PúblicaUm dos presos estava com mais de 340 chips de celular, além de 49 modens e quatro computadores para praticar a fraude virtual.

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 15, policiais civis da 2ª Divisão de Repressão a Narcóticos (2ª DENARC), coordenados pelo delegado-chefe da unidade, José Anchieta de Menezes Filho, em conjunto com a 3ª DEIC, deflagraram uma grande operação, a qual resultou nas prisões de dois irmãos, de 22 e 25 anos.

Na oportunidade, os agentes da DENARC, com apoio de policiais civis da 3ª DEIC, sob o comando do delegado Jodivan Silva, também apreenderam porções de drogas, um revólver, calibre 22, bem como, quatro aparelhos notebooks, cerca de 304 chips de celular e 49 aparelhos de modem.

De acordo com a autoridade policial, a operação foi deflagrada depois que investigações da 2ª DENARC apontaram que o imóvel, localizado no Setor Rodoviário e ocupado pelos dois irmãos, estaria sendo utilizado pelo irmão do homem investigado por tráfico, para a prática de crimes cibernéticos.

“A cerca de três meses estávamos monitorando os movimentos do investigado de 22 anos, o qual teria envolvimento com o tráfico. No decorrer das investigações, descobrimos que o irmão mais velho dele, de 25 anos, também poderia estar agindo na mesma residência, mas usando equipamentos para clonar dispositivos eletrônicos, como aplicativos de whattsapp”, disse o delegado.

Desse modo, José Anchieta representou, junto ao Poder Judiciário, por um mandado de busca e apreensão na residência dos dois irmãos. De posse da ordem judicial, os policiais da 2ª DENARC e também da 3ª DEIC foram até o imóvel onde localizaram e apreenderam todos os materiais já mencionados. “Um fato interessante é que quando chegamos ao imóvel, os quatro computadores, além dos quase 50 modems estavam funcionando a pleno vapor, no sentido de efetuar a captura de senhas e clonagens de dispositivos eletrônicos de terceiros”, disse o delegado.

Com o flagrante da suposta prática de crime cibernético, uma equipe de peritos do Instituto de Criminalística também compareceu até o local e constatou a ocorrência do delito. Diante dos fatos, os irmãos foram conduzidos até a sede da 2ª DENARC e à 3a DEIC, onde o homem de 22 anos foi autuado por tráfico e o de 25, foi autuado por crime cibernético. Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, os dois irmãos foram recolhidos à Unidade Penal de Araguaína, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário. Todo o material apreendido também será periciado.

Para o delegado Anchieta, as prisões realizadas hoje têm muita relevância, sobretudo, no que diz respeito às supostas práticas do crime cibernético, (estelionato virtual), já que dezenas, talvez centenas de pessoas podem ter sido vítimas do golpista. “Os fatos serão todos apurados em procedimentos separados, a fim de verificarmos a extensão dos crimes praticados, uma vez que inúmeras pessoas podem ter sido vítimas e terem tido enorme prejuízo com prática criminosa”, ponderou a autoridade policial.             

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

Veja também
Todas as Notícias