Tocantinópolis/TO

Semarh Realiza visita Ao Aterro Sanitário De Palmas Para Avançar No Mapeamento De Resíduos Sólidos No Tocantins

Data do post: 20/12/2023 23:44:08   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNo intuito de fortalecer o mapeamento da gestão de resíduos sólidos no estado do Tocantins, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) deu continuidade às suas atividades de levantamento, realizando uma visita ao Aterro Sanitário de Palmas nesta terça-feira, 19. A ação visa subsidiar a implementação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, focando na análise da situação atual desses resíduos no estado.

A equipe da Semarh, composta pela secretária executiva Mônica Avelino, pela diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Hellen Amaral, e pela gerente de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Hélia Pacheco, foi recebida pelo secretário executivo de Serviços Públicos da Prefeitura de Palmas, Willian Roberto Ataídes. Durante a visita, foram explorados detalhadamente o Aterro Sanitário e os ecopontos de resíduos de podas, galhadas e pneus geridos pelo município.

Mônica Avelino ressaltou o comprometimento do Governo do Tocantins, por meio da Semarh, em oferecer suporte aos municípios para uma gestão mais eficiente de seus resíduos sólidos. "O Governo do Estado tem buscado apoiar os municípios nesse sentido, pois uma gestão eficaz dos resíduos sólidos impacta diretamente no meio ambiente e na saúde da população", afirmou a secretária executiva.

Durante a visita, a equipe teve a oportunidade de conhecer o processo de gerenciamento dos resíduos domésticos desde sua chegada ao aterro sanitário, apresentado por Willian Roberto Ataídes. Além disso, foram abordados os métodos de beneficiamento das galhadas nos ecopontos, que são devolvidas às comunidades como adubo, e o reaproveitamento dos pneus por meio de um processo de logística reversa.

Hellen Amaral, diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, explicou que a visita ao Aterro Sanitário de Palmas é parte de um amplo mapeamento que a Semarh está conduzindo nos municípios. Já foram visitados Porto Nacional e Araguaína, e a previsão é de que outros aterros sejam inspecionados no próximo ano. "Essa ação contínua visa compreender a cadeia produtiva dos resíduos sólidos, coletando dados que irão compor o mapeamento da situação atual desses resíduos no Tocantins, essencial para subsidiar a implementação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos", destacou Amaral.

O Aterro Sanitário de Palmas, localizado na zona rural do assentamento São João, foi implantado em 2001 e hoje é reconhecido nacionalmente como referência em gestão de resíduos sólidos. Com uma área de 53 hectares, recebe em média 150 toneladas de lixo por dia, chegando a 250 toneladas/dia em períodos festivos, como Carnaval e final de ano. Para mitigar os odores comuns em aterros, a Prefeitura de Palmas plantou eucaliptos nos arredores, criando uma eficaz barreira de contenção.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias