Tocantinópolis/TO

O Governo Do Tocantins Transforma Vidas Em 2023: Investimentos Em Emprego, Assistência Social e Inclusão Produtiva

Data do post: 19/12/2023 23:26:03   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoO ano de 2023 foi marcado por significativos avanços promovidos pelo Governo do Tocantins, especialmente na área de emprego e assistência social. Um dos destaques foi o lançamento do Jovem Trabalhador, o maior programa de primeiro emprego da região Norte do Brasil, coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

O Jovem Trabalhador já conta com 8.653 jovens inscritos, dos quais 2.027 estão agora atuando em órgãos públicos nos 139 municípios do estado. O programa visa inserir 3 mil adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 16 e 21 anos, no mercado de trabalho. A Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) é a empresa responsável pela execução desse projeto tão importante para a juventude tocantinense.

O sucesso do Jovem Trabalhador é parte de um cenário mais amplo de progresso na esfera do trabalho. Dados do Caged revelam que, somente de janeiro a outubro de 2023, foram gerados impressionantes 15.223 empregos no Tocantins. O secretário da Setas, Jonis Calaça, destaca que essa conquista é resultado de diversas iniciativas do governo, incluindo o lançamento do programa, proporcionando oportunidades cruciais para quem busca sua primeira experiência profissional e aprendizado.

No município de Rio dos Bois, a jovem Karlyany Brito da Silva, de 16 anos, compartilha sua experiência positiva como participante do Jovem Trabalhador. Trabalhando no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) durante o período vespertino e estudando à noite, ela destaca a importância do programa em proporcionar não apenas emprego, mas também aprendizado e disciplina nos horários.

O apoio ao trabalhador não se limita ao programa Jovem Trabalhador. A Setas e o Sistema Nacional de Empregos (Sine) oferecem serviços essenciais, como intermediação de mão de obra, qualificação profissional e orientações sobre carteira de trabalho e seguro-desemprego. Em 2023, o Sine realizou 84.438 atendimentos, cadastrou 8.571 vagas de emprego e encaminhou 1.087 trabalhadores para o mercado.

A capacitação profissional também foi um foco crucial, com 9.476 pessoas capacitadas por meio de palestras e cursos presenciais e online. A introdução de cursos online ampliou o alcance, facilitando o acesso a conteúdos de qualidade em praticamente todas as cidades do estado.

O programador Rubens Neto, participante do curso de Autodesenvolvimento Pessoal e Profissional, elogia a qualidade do curso e destaca que o que aprendeu contribuirá significativamente para seu crescimento pessoal e profissional.

Além do compromisso com o emprego, o Governo do Tocantins reforçou sua atuação na assistência social. A realização das conferências de Assistência Social, em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), destaca-se como um esforço para promover o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A participação popular nessas decisões é fundamental para construir políticas públicas eficazes.

Os Benefícios Eventuais, destinados a atender necessidades básicas em situações inesperadas, receberam um aumento significativo para o quadriênio 2023/2026, totalizando R$ 18,7 milhões. O secretário Jonis Calaça enfatiza a importância desse recurso para a proteção de indivíduos e famílias em momentos de dificuldade.

O Governo do Tocantins também se destaca em ações voltadas para a inclusão produtiva, como cursos gratuitos de capacitação profissional e Feiras de Economia Solidária. Em 2023, 2.856 usuários foram capacitados, impulsionando o empreendedorismo em 34 municípios tocantinenses.

As Feiras de Economia Solidária, realizadas em parceria com prefeituras e o Ministério do Trabalho e Emprego, conectam produtores e consumidores, promovendo uma compra consciente e justa. Essa iniciativa já beneficia 17 cidades tocantinenses.

O compromisso do governo com a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é evidente nos cursos de capacitação que atenderam 201 pessoas em 10 municípios. A valorização do conhecimento tradicional, como o aproveitamento de cascas e folhas comestíveis, é exemplificada por Maria Diná, moradora de Palmeiras, que destacou a aplicação desses aprendizados em sua vida cotidiana.

O apoio do governo se estende além das esferas profissionais e alimentares. A entrega de 38 caminhonetes a 38 municípios em dezembro de 2023, provenientes do Programa Calha Norte, no valor de R$ 8,6 milhões, destaca o compromisso com o desenvolvimento regional.

A entrega de 7,3 mil cartões do idoso entre janeiro e novembro proporciona a cidadãos com 60 anos ou mais, residentes no Tocantins e com renda de até dois salários-mínimos, passagens gratuitas nos transportes rodoviários estaduais.

A Casa de Apoio, que já realizou 18.615 atendimentos de janeiro a novembro de 2023, é uma prova tangível do cuidado oferecido pelo governo a pacientes e seus familiares durante tratamentos médicos em Palmas.

Em meio a todas essas realizações, as histórias de vida transformadas evidenciam que o Governo do Tocantins está verdadeiramente comprometido em fazer a diferença na vida de sua população. O ano de 2023 deixa um legado de progresso, inclusão e cuidado, apontando para um futuro promissor no estado.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias