Tocantinópolis/TO

Promovendo a Sustentabilidade: Comitê Da Bacia Hidrográfica Do Rio Manuel Alves Realiza Capacitação Sobre Recuperação De Áreas Degradadas

Data do post: 29/10/2023 12:10:20   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNos dias 9 e 10 de novembro, o município de Rio da Conceição será palco de uma iniciativa crucial para a preservação do nosso meio ambiente. Com o imprescindível apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do Governo do Tocantins, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves (CBHRMA) promoverá uma capacitação dedicada à Recuperação de Áreas Degradadas.

Esta capacitacão, que conta com 16 horas de treinamento intensivo, tem como missão abordar questões fundamentais relacionadas à recuperação de áreas degradadas na Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves. Além disso, o evento visa promover a sustentabilidade, fortalecer o Comitê e melhorar tanto a qualidade quanto a quantidade de água em nossa região. Dentre as atividades planejadas, está o plantio de mudas no entorno de nascentes e matas ciliares, a gestão eficaz das águas e a apresentação de técnicas inovadoras de restauração.

Mario Sena, o presidente do CBHRMA, enfatiza a importância deste evento para a comunidade e para o meio ambiente local. Ele destaca que o comitê trabalha em colaboração com a comunidade e os municípios para fortalecer os lençóis freáticos, recuperar nascentes e promover a educação ambiental. Sena também ressalta o apoio inestimável da Secretaria do Meio Ambiente, que desempenha um papel crucial no fortalecimento do comitê, proporcionando condições essenciais para seu funcionamento.

Os participantes desta capacitação terão a oportunidade única de trocar experiências e melhores práticas, promovendo assim uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos. Além disso, o evento incluirá sessões dedicadas à gestão dos recursos hídricos e à construção de projetos de revitalização, garantindo que o conhecimento adquirido seja aplicado de maneira eficaz em nossa comunidade.

Este evento não é apenas uma capacitação; é um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável para a nossa região. Envolve não apenas os membros ativos do Comitê, mas também representantes da prefeitura e outros interessados, promovendo assim um engajamento vital da comunidade na gestão responsável dos recursos hídricos e na conservação ambiental.

Nossa esperança é que iniciativas como esta inspirem não apenas os participantes diretos, mas toda a comunidade, a adotar práticas mais sustentáveis em nosso cotidiano. Somente através do esforço coletivo e da educação continuada podemos garantir um ambiente saudável para as gerações futuras. Junte-se a nós nessa jornada rumo a um futuro mais verde e próspero para todos.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias