Tocantinópolis/TO

Secult Prorroga Prazo De Inscrições Nos Editais Da Lei Paulo Gustavo

Data do post: 29/10/2023 12:02:05   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoAgentes culturais terão até o dia 3 de novembro para enviar projetos pela plataforma lpg.to.gov.br

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), prorrogou as inscrições nos editais da Lei Paulo Gustavo (Lei nº 195, de 8 de julho de 2022). O prazo que se encerraria neste domingo, 29 de outubro, foi estendido até 3 de novembro, às 23h59. Com isso, a plataforma lpg.to.gov.br continuará aberta até essa data para receber propostas nos cinco editais em curso: Artes Tocantins 2023; Prêmio Mérito Cultural Tocantins 2023; Prêmio Povos Indígenas e Comunidades Quilombolas do Tocantins; Prêmio Culturas Tradicionais e Populares do Tocantins e Audiovisual Tocantins 2023 – este que já havia sido prorrogado no início da semana.

“Além de conferir tratamento igualitário aos diversos segmentos, visto que o edital do audiovisual já havia sido prorrogado, a decisão de estender o prazo de inscrições dos demais editais visa garantir que todos os fazedores de cultura tenham a oportunidade de apresentar suas propostas e concorrer aos recursos da Lei Paulo Gustavo”, explicou o secretário da Cultura, Tião Pinheiro. A Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) já havia enviado ofício à Secult, nesta quinta-feira, 26, em que solicitava a prorrogação do prazo de inscrição para o Edital Artes Tocantins 2023. Os editais de retificação com o novo prazo final de inscrições serão publicados na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 27.

Live tira-dúvidas

Para fornecer informações e orientação sobre essas oportunidades culturais, a Secult realizará uma live interativa nesta sexta-feira, 27, a partir das 19h. O evento on-line tem como objetivo esclarecer dúvidas dos fazedores de cultura quanto aos editais, critérios de participação, uso da plataforma de inscrição etc. A transmissão será feita simultaneamente pelo canal da Secult no YouTube (https://www.youtube.com/@cultura_to/videos) e pelo Instagram (@culturato).

Outra iniciativa para incentivar e facilitar a participação de agentes culturais é a LPG na Estrada. Com mais de seis mil quilômetros percorridos desde o dia 17 de outubro e que segue até este fim de semana, a ação conta com facilitadores percorrendo o interior do Estado em busca ativa, ou seja, fazendo contato direto com fazedores de cultura para orientar e auxiliar na inscrição de projetos culturais para concorrer aos editais da Lei Paulo Gustavo. São quatro grupos distribuídos nas regiões norte, centro, sudeste e sudoeste do Estado, para chegar ao maior número possível de agentes culturais.

Sobre a Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022) destina recursos emergenciais para a cultura brasileira em resposta aos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19, sendo o maior investimento já realizado no setor. Do montante destinado ao Tocantins, R$ 25,5 milhões serão executados diretamente pelo Governo do Estado, através da Secult, enquanto outros R$ 16 milhões serão executados diretamente pelos 137 municípios que aderiram à lei.

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias