Tocantinópolis/TO

Dados Do IBGE Registram Aumento Na Taxa De Ocupação No Tocantins, No Último Trimestre De 2021

Data do post: 09/03/2022 11:01:42   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsDados do IBGE e do Caged trazem dados positivos do mercado de trabalho tocantinense.

Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Tocantins a população ocupada aumentou de 676 mil trabalhadores, no 3° trimestre de 2021, para 693 mil trabalhadores, no 4° trimestre de 2021. São 17 mil pessoas a mais ocupadas no Estado de um trimestre para o outro, que corresponde a um aumento percentual de 2,45%.

Para o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias Araújo, esse número é resultado de um conjunto de ações e esforços do Governo do Tocantins unidos à garra e à persistência dos tocantinenses que têm buscado com muito trabalho vencer os desafios dos últimos anos. “Tanto os dados do IBGE quanto os do Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados] revelam a recuperação do mercado em nosso Estado, mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia. Isso nos alegra e nos dá força para continuar apoiando os trabalhadores tocantinenses”, pontua o gestor.

O mercado de trabalho tocantinense

A Pnad mostrou, ainda, como se dividiu a força de trabalho no Tocantins no quarto trimestre de 2021. Os trabalhadores por conta própria representavam 39% (187 mil pessoas) do total de ocupados. Os empregados no setor público (estadual, municipal e federal), inclusive militar, constituem 33% (154 mil). Os trabalhadores do setor privado são 11% (51 mil). Os empregadores representam 4% (21 mil pessoas) e os trabalhadores familiares constituem 2% (10 mil).

Quando comparado o quarto trimestre de 2021 com o trimestre anterior, o Tocantins obteve acréscimos na quantidade de trabalhadores com carteira assinada no setor privado de 22,49%, e aumento na quantidade de trabalhadores sem carteira de 7,92%. Registrou-se também um aumento significativo, nos trabalhadores por conta própria (6,95%) e nos trabalhadores domésticos (25,49%).

Sine

O apoio do Governo do Tocantins aos trabalhadores tocantinenses se dá principalmente por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) que oferece suporte tanto aos empregadores quanto aos que estão à procura de um emprego ou de requalificação. Os principais serviços do Sine são intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, orientação para acesso à carteira de trabalho digital, capacitação e orientação profissional.

Uma amostra do trabalho realizado pelo Sine pode ser observada na experiência da empresária de Gurupi, Edione Clarice Angonese, e suas funcionárias. No final de 2022, o Sine de Gurupi ofereceu gratuitamente requalificação profissional à equipe de trabalho da loja Magazine Gurupi, com os objetivos de minimizar os impactos da pandemia e diminuir a rotatividade de trabalhadores no local. “Estamos muito agradecidos pela oportunidade. Com a palestra, pudemos perceber o valor do cliente e o dom de vendas que já nascemos com ele”, afirmou a empresária.

Todos os serviços do Sine, disponíveis aos tocantinenses, podem ser conhecidos por meio do portal www.to.gov.br/setas. Diariamente, as vagas de emprego disponíveis aos cidadãos também são divulgadas por meio das redes sociais no Facebook e no Instagram Setas Tocantins.

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias