Tocantinópolis/TO

Professora Dorinha Prestigia Inauguração Do Instituto Ítalo-Brasileiro Oswaldo & Edith, Em Nova Veneza, Goiás

Data do post: 07/03/2022 10:27:57   Imprimir  -  Compartilhar

Deputada DorinhaO município goiano foi o local onde o pai da parlamentar nasceu e viveu, até a adolescência, e é hoje uma das maiores representações da imigração italiana no Centro-Oeste brasileiro.

A deputada federal Professora Dorinha participou, na noite deste sábado (05), da inauguração do Instituto Ítalo-Brasileiro Oswaldo & Edith, no município de Nova Veneza, estado de Goiás. A obra é uma iniciativa da família de Edith e Oswaldo Stival. O evento contou com a presença de inúmeras autoridades, entre eles o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o senador Eduardo Gomes.

O casal, descendentes direto dos primeiros italianos que chegaram à região, em 1912, decidiram criar um espaço que preservasse a trajetória da imigração italiana até Goiás. A face principal do Instituto é uma reprodução do Palazzo Ducale, ícone da cidade de Veneza, na Itália, e a outra representa as edificações típicas e charmosas dos canais venezianos.

Além da importância histórica de Nova Veneza, que é hoje uma das maiores representações da imigração italiana no Centro-Oeste brasileiro, com mais de 60% de seus moradores sendo descendentes, o município traz grandes recordações à parlamentar, que por anos passou as férias escolares na região, em visita aos avós paternos, moradores da região na época. “Nova Veneza tem para mim cara de família. A cara do meu pai e dos meus avós, que moraram na fazenda Aterro, aqui no município. Meu pai viveu aqui até os 17 anos e foi aluno de uma escola rural, em uma sala construída dentro da casa dos meus avós”, comentou a deputada.

Em discurso, Professora Dorinha considerou a iniciativa muito positiva para preservação da história italiana no município e parabenizou a família por contribuir também para educação. “Um espaço da cultura, um espaço da educação, um investimento e um reconhecimento de uma família que acredita e sabe que trouxeram desenvolvimento, que geraram emprego, trabalho e se preocupam também com a educação. Vai ser um espaço para população de Goiás. Escolas virão aqui visitar”, disse.

Fonte: Deputada Dorinha

Veja também
Todas as Notícias