Tocantinópolis/TO

Projeto Pioneiro De Pesquisa No HRG Pretende Avaliar Os Impactos Nos Pacientes Pós-Covid

Data do post: 23/02/2022 11:46:01   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsTese está sendo desenvolvida no Hospital Regional de Gurupi para avaliar a reabilitação pulmonar dos pacientes que tiveram a covid-19.

O projeto de pesquisa, intitulado Impacto Funcional e Reabilitação em pacientes Pós-Covid-19, está sendo desenvolvido pela professora doutoranda Janne Marques Silveira, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Regional de Gurupi (HRG). O objetivo é avaliar o impacto funcional, a qualidade de vida e a eficácia do protocolo de reabilitação pulmonar para pacientes com diagnóstico de covid-19, que ficaram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nos leitos clínicos do HRG.

A pesquisadora ressalta que a parceria entre as instituições de ensino superior Universidade UnirG e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), juntamente com o HRG e o Instituto Saúde e Cidadania (Isac), foi importante para o desenvolvimento do estudo e contribuiu para o desenvolvimento de um protocolo específico de reabilitação para pacientes pós-covid-19 neste cenário atual de pandemia. “Muitos estudos ainda precisam ser realizados e o HRG é um local adequado por ser referência na região sul do Estado”, destaca Janne Marques Silveira.

Para o diretor-geral do HRG, Fernando Mota, é importante o desenvolvimento da pesquisa no hospital, pois haverá desdobramentos, ajudando no processo de reabilitação dos pacientes de alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid e dos leitos clínicos.

Segundo a coordenadora do NEP, a enfermeira Nicoly Aguiar, atualmente a produção acadêmico-científica em âmbito hospitalar está fortemente associada à posição de excelência dos hospitais. “Os hospitais com equipes mais engajadas com a produção de conhecimento científico e o desenvolvimento de novos conhecimentos, inovações e aprendizagem, tendem a apresentar posições de referência e de maior reconhecimento em qualidade na saúde”, avalia.

O projeto de pesquisa também foi submetido à Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins (SES-TO) e foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, em agosto do ano passado.

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias