Tocantinópolis/TO

Agricultores Comemoram Cultivo Das Sementes Distribuídas Pelo Programa Mesa Farta

Data do post: 22/02/2022 11:29:33   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsCerca de 8 mil pequenos produtores receberam 2,2 mil toneladas de sementes entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

Os agricultores que foram beneficiados pelas sementes de milho, arroz e feijão, distribuídas pelo programa Mesa Farta, comemoram o cultivo nas comunidades rurais no entorno de Palmas. Do mês de dezembro de 2021 a meados de janeiro de 2022, cerca de 8 mil pequenos produtores receberam 2,2 mil toneladas de sementes para semeio nos 139 municípios tocantinenses. O programa é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

A produtora agrícola Erni Gomes Botelho, que integra o projeto de Fruticultura São João, afirmou que já semeou três hectares de milho e feijão com sementes altamente produtivas. “Essa ação do Governo é louvável. Nós estamos muito satisfeitos em cultivar essas sementes de qualidades. Com isso, podemos plantar, produzir e esperar uma boa colheita”, completou.

O agricultor Renato Botelho, do Reassentamento São Francisco, nas divisas dos municípios de Porto Nacional e Monte do Carmo, recebeu 100 kg de sementes do Mesa Farta e está cultivando milho e arroz. “Estou muito animado, principalmente pelo plantio do milho, pretendo expandir essa produção para aumentar a minha renda, pois desse cultivo é que vendo o milho verde nos estabelecimentos comerciais de Palmas”, explicou.

A presidente da Associação de chacareiros do Lago Taquari, zona rural de Palmas, Francisca Costa, destacou o repasse de 120 kg de sementes e milho, feijão e arroz feito pelo programa Mesa Farta a 30 famílias associadas. “É uma ação que fortalece ainda mais a produção agrícola dos agricultores e, consequentemente, a melhoria da renda e a qualidade de vida na nossa comunidade”, enfatizou.

Multiplicação

O produtor Abrão Espíndola Valadares, do assentamento Terra Prometida, localizado no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, almeja multiplicar a produção da semente de qualidade do arroz. “Nesta área de meio hectare, devo colher 10 sacas de arroz, mas a intenção é replantar esse arroz para colher 500 sacas, e assim por diante”, projetou.

Já o presidente da Associação, Amauri Alves da Cruz, ressaltou a importância da ação do Governo do Tocantins no momento em que muitas famílias produtoras passam por dificuldades. “Só temos a agradecer, pois muitos não têm dinheiro para comprar a semente e aqui foram beneficiadas 25 pessoas”, destacou.

O gerente de Fomento Produtivo à Agricultura Familiar da Seagro, Simey Araújo Sousa, afirmou que a Seagro busca atender pequenos e médios produtores com essa ação. “Essa iniciativa do Governo do Estado contempla a grande maioria dos pequenos e médios produtores, promovendo a segurança alimentar e a geração de renda nas comunidades rurais dos 139 municípios tocantinenses”, ressaltou. 

Programa Mesa Farta

A aquisição das sementes foi realizada com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep) e distribuídas pela Seagro.

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias