Tocantinópolis/TO

Agência De Metrologia Verifica Dois Novos Radares Em Duas Vias De Trânsito Em Palmas

Data do post: 22/02/2022 11:24:20   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsEquipamentos medidores de velocidade foram recentemente instalados na Capital e passam por verificação inicial nesta terça.

Os radares são equipamentos que orientam os motoristas sobre velocidades máximas permitidas nas vias, conforme estudos de engenharia de trânsito que visam reduzir acidentes.

Em Palmas, dois novos radares eletrônicos foram instalados na Marginal Oeste e na Avenida Teotônio Segurado e, atendendo ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, referente à obrigatoriedade de verificação de radares de velocidade em novos instrumentos, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado no Tocantins, realiza as operações de Verificação Inicial nos equipamentos de medição de velocidade.

De acordo com o presidente da AEM, Rérison Castro, o radar, enquanto instrumento metrológico é, também, um importante item de segurança para os motoristas. "Ele mantém o alerta sobre a velocidade, e considera todos os ricos que a via pode ofertar a motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas”, destaca o gestor.

Instrumentos recém-instalados

A ação de verificação ocorre nesta terça-feira, 22, com a Verificação Inicial de dois equipamentos. De acordo com os técnicos de instrumentos da Agência de Metrologia, os novos radares de Palmas têm a velocidade máxima permitida de 60 Km.

O objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas vias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por eles está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro.

Para fazer essa primeira vistoria dos radares, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média dez vezes em cada radar, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

Para o funcionamento, os instrumentos medidores de velocidade devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Verificação Inicial e Isolamento do Trânsito

É importante que os motoristas estejam atentos ao isolamento do trânsito durante a Verificação Inicial dos radares, que dura em média 40 minutos. Sendo às 8h30 na Marginal Oeste – TO-050, próximo ao Supermercado Quartetto – Jardim Santa Bárbara – Sentido Sul; e às 10h15 na Avenida Teotônio Segurado com Av. LO 33 (Quadra 1.502 Sul/Assaí Atacadista) – Sentido Norte.

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias