Tocantinópolis/TO

Presidente da Câmara de Luis Domingues (MA) Cassa Mandato de Vereador de Oposição por Criticar o Prefeito Que é Seu Irmão

Data do post: 18/04/2023 03:38:30   Imprimir  -  Compartilhar

foto reprodução WhatsappApós a cassação, prefeito e seu irmão gravaram um vídeo comemorando e zombando do vereador cassado.

Uma aberração jurídica aconteceu na cidade de Luis Domingues (MA), onde o vereador Onezimo de Carvalho Calado, conhecido como Nevo Calado (PSC-TO), que faz oposição ao atual prefeito Gilberto Braga (PSDB-MA), irmão do presidente da Câmara de Vereadores, Jonhy Marcio Braga Queiroz, vulgo Jonhy Braga, foi cassado pela maioria dos vereadores após tecer críticas contra o prefeito.

O episódio da comemoração foi registrado em um vídeo onde Jonhy Braga e outros aliados do prefeito comemoravam a cassação do vereador afastado em um bar, fazendo deboches e ameaças e ainda disseram que “estavam bebendo o salário do vereador afastado”.

foto divulgaçãoNo vídeo, Jonhy Braga aparece dizendo: "Olha ai bestão ó, tu não quer respeitar o comando do chefe, olha ai, nós estamos bebendo com teu salário agora Zé Mané, para tu largar de ser otário viu, aqui é da turma do malvado, olha o malvadão aqui ó, vou mandar pro Nevo vereador, safado daquele ali, ex-vereador". Outro bajulador do prefeito também faz deboches, dizendo: "Lava tua boca com Ki boa (marca de água sanitária), você está na história para sempre, caçado e arrancado do cargo". Jonhy Braga continua com o deboche, dizendo: "Tchal playboy, aquele advogadozinho é da sua marca, do mesmo jeitinho, nojento viu, olha aqui como eu tô, ó, Brahmazinha aqui ó, gelada aqui, geladinha".

No mesmo vídeo, o bajulador do prefeito volta a ameaçar o vereador afastado, dizendo: "Deixa eu completar: E tem mais uma coisa se tu insistir em falar besteira, vamos entrar com uma medida judicial pra tu ficar 200 metros longe dele (prefeito), aí tu vai te lascar, aí tu vai te lascar, 200 metros longe dele, te atreva, te atreva". O presidente da Câmara, Jonhy Braga, ainda convida o vereador afastado a votar com seu grupo político, afirmando que se não o fizer, a peia (castigo) continua.

O presidente da câmara que gravava a comemoração volta a tomar a cena e avisa: “Olha aí bestão, olha aí a galera aqui ó, viu? É mais antes tu daqui pra frente votar com nós, a tua peia continua, se tu não votar com nós é peia de novo”. Como quem convidava o vereador afastado para fazer parte das tramóias do seu grupo político.

No final da gravação o bajulador volta a se destacar  ameaçando: “E ainda tem indenização, prepara dinheiro daqui uns três anos ela vem ou tu vai trabalhar lá no hospital no serviço comunitário comigo, vou ser teu chefe ele vai me nomear e tu vai lavar banheiro”. Avisou.

Assista a provocação no vídeo abaixo:

Após o vídeo da comemoração viralizar nas redes sociais, vereadores de outros Estados do Brasil começaram a se manifestar em apoio ao vereador Nevo Calado. O vereador Marcial Lima (PODEMOS-MA), da Câmara da capital maranhense, utilizou a tribuna para pedir à Corregedoria do Tribunal de Justiça do Maranhão a abertura de um procedimento para apurar a cassação do vereador Onezimo. O presidente da Câmara de São Luís, vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), também se manifestou em solidariedade ao vereador afastado, criticando a atitude tomada em Luis Domingues.

“Quero dizer como presidente desta casa que nós não aceitamos esse tipo de atitude que foi tomada em Luis Domingues, a casa e todos os vereadores estão solidários a esse vereador que foi caçado, sufocado e humilhado, e ainda comemorado numa festa de arromba regado de muita cerveja, então nós aqui estamos solidários”. Criticou o presidente.

Ascom/ Gab. Ver. Roberlan CokimO vereador Roberlan Barbosa da Silva, conhecido como "Roberlan Cokim" de Tocantins, também gravou um vídeo em apoio ao vereador Nevo Calado, pedindo para que ele não baixasse a cabeça e buscasse seus direitos junto ao Ministério Público do Maranhão. “Você foi votado pelo povo, foi o povo que escolheu você para representá-los, e como eu tenho certeza que você está fazendo um bom trabalho eles estão aí com essas tramóias. Procure seus direitos, pode ter certeza que o ministério público do maranhão não vai deixar isso aí passar em branco”. Comentou o vereador tocantinense.

foto divulgaçãoDe Zé Dóca (MA), o também vereador Antonio Silva Santos Junior popularmente conhecido por “Junior Besourão” (PATRIOTA-MA), se manifestou através de um vídeo onde pediu apoio de todos os demais vereadores maranhenses e do Brasil: “Meu irmão só quero dizer uma coisa pra você, conte com meu apoio se precisar estarei do seu lado, na hora que você me ligar eu vou até onde você. Eu queria convidar todos os parlamentares do maranhão e do Brasil para dar apoio a você, e não funciona política de situação que é só chegar e caçar um vereador sem prova sem nada estamos juntos meu irmão”. Prontificou-se Besourão.

Fonte: Redação do Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias