Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo Do Tocantins Capacita Gestores e Entrevistadores Do Cadastro Único Em Três Cidades Pólo

Data do post: 19/11/2021 23:39:32 Imprimir -  Compartilhar

SetasOs 139 municípios do Estado serão capacitados nas cidades de Gurupi, Araguaína e Natividade.

O Governo do Tocantins por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) realiza de 15 a 20 de novembro treinamentos com o objetivo de capacitar técnicos municipais que trabalham na gestão do Cadastro Único.

As capacitações acontecem em três cidades pólo, Gurupi, Araguaína e Natividade, nas quais serão divididos os técnicos dos 139 municípios do Estado. Segundo a gerente de Proteção Social Básica, Programa Bolsa Família e Benefícios, Carmem Vendramini, o encontro visa repassar aos gestores e entrevistadores responsáveis por preencher o Cadastro Único a forma como deve ser feita a entrevista e quais as informações devem ser coletadas: “As entrevistas são feitas com as famílias pobres e extremamente pobres dos municípios e este trabalho vai resultar para a gestão no conhecimento de quem são as famílias vulneráveis e quais são as necessidades para que se possam implementar programas sociais que irão atendê-las em suas necessidades como moradia, renda, saneamento, educação, saúde e assistência”. Explica a gerente.

A assistente social da Setas, responsável pelo treinamento em Gurupi, Régina Mercês Aires, declara que a adesão à capacitação pelos municípios foi grande e tem sido um momento proveitoso de aprendizado: “Todos os participantes são novos em suas funções e a capacitação é fundamental para garantir a qualidade no levantamento das informações sobre as famílias vulneráveis”. Explica a técnica.

Para a gestora do Cadastro Único de Ipueira, Gildeane Mascarenhas a capacitação tem sido uma grande oportunidade de aprendizado: “É a primeira vez que participo de uma capacitação como essa e estou voltando para casa com a bagagem cheia de coisas boas”. Comemora a gestora.

Quem tem aprovou a oportunidade foi a entrevistadora de Monte do Carmo, Fernanda Batista: “A explanação que recebemos aqui vai facilitar muito o nosso trabalho, aprendemos como orientar às famílias, como preencher corretamente os formulários e como tudo isso vai beneficiar a todos. Estou muito satisfeita com o resultado”. Agradeceu a entrevistadora.

Sobre o Cadastro Único

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Quem é o gestor municipal

O gestor municipal é o profissional responsável direto pelo Bolsa Família e pelo Cadastro Único no município. É ele que faz a articulação entre as áreas de Assistência Social, Saúde, Educação e outras áreas para viabilizar a gestão do Programa e do Cadastro Único e é o principal interlocutor com o Ministério da Cidadania para o tema

Quem é o entrevistador

É o profissional responsável por receber as famílias e agendar as entrevistas, entrevistar (nos postos de atendimento e na residência da família, em casos de visita domiciliar) e digitar os dados coletados no Sistema de Cadastro Único. 

Fonte: Setas