Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
rhana_ar_condicionado_1015x150_gif

Tocantins Vacinou 96,98% Das Bezerras Entre 3 e 8 Meses De Idade Contra Brucelose

Data do post: 20/07/2021 16:05:26 Imprimir -  Compartilhar

AdapecNo primeiro semestre deste ano foram vacinadas 565.765 bovídeas em todo o Estado.

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou nesta terça-feira, 20, o índice de cobertura vacinal contra brucelose do primeiro semestre de 2021. Foram vacinadas 565.735 bovídeas (bovinas e bubalinas) com idade entre 3 e 8 meses, o que representa um índice de 96,98% do total de bezerras com idade vacinal no Estado. Este percentual está bem acima da meta preconizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é de 80%.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, destacou o compromisso dos produtores rurais no controle da brucelose. “Este é o segundo maior índice de cobertura vacinal contra brucelose da história do Tocantins, e é o maior número de bovídeas já vacinadas em uma etapa da campanha. Creditamos este dado positivo ao compromisso dos produtores rurais tocantinenses no controle desta doença, e também ao trabalho sério que é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Adapec no controle desta zoonose, que pode trazer prejuízos econômicos e afetar a saúde pública”, disse Paulo Lima.

A responsável pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozorio Ribeiro, explicou que os produtores que deixaram de vacinar as bezerras com a vacina Cepa B19 serão autuados pela Adapec com multa no valor de R$ 5,32 por fêmea não vacinada e R$ 127,69 pela não declaração, e, além disso, terão a ficha cadastral bloqueada até a apresentação da declaração de vacinação com a vacina Cepa RB 51.

Para executar a vacinação com a RB 51, o produtor rural deve procurar um médico veterinário cadastrado na Adapec para fazer a vacinação dos animais e emitir o atestado de vacinação para comprovação junto à Agência e desbloqueio da ficha de movimentação. Vale ressaltar que, esta vacina contra brucelose é de microorganismos vivos atenuados, por isso, só deve ser feita por estes profissionais devidamente cadastrados.

Fonte: Adapec

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.