Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Polícia Militar Deflagra Operação “Guardião do Bico” Em Araguatins e Região Do Bico Do Papagaio

Data do post: 06/03/2021 15:42:59 Imprimir -  Compartilhar

Ascom 9º BPMPor meio do 9º Batalhão da PM (9º BPM), a Polícia Militar deflagrou na noite dessa sexta-feira, 05, a primeira Operação “Guardião do Bico” no Bico do Papagaio, área de atuação da unidade no Norte do Estado, sediada na cidade de Araguatins e responsável por mais 13 municípios da região. A operação é comandada pelo comandante do 9º BPM, tenente-coronel Valdemi Silva Reis. O objetivo da ação é gerar ainda mais tranquilidade ao cidadão da região e a Operação segue por tempo indeterminado.

Em conformidade a Ordem de Serviço (OS) assinada pelo comandante Reis, a operação acontece por meio do policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, com a realização de blitz, abordagens e buscas em pessoas e veículos, em pontos estratégicos, com foco na prisão de infratores da lei, pessoas procuradas pela justiça, apreensão de drogas e armas, bem como a recuperação de bens e objetos oriundos de crimes.

A Operação também se intensifica nas localidades de maior incidência de ocorrências policiais, de acordo com os mapas estatísticos de manchas criminais e levantamentos do serviço de inteligência do 9º BPM, além de destacamentos desativados. As medidas objetivam prevenir e/ou coibir ações delituosas, com a finalidade de garantir a manutenção da ordem pública, paz social e a redução dos índices de criminalidade.

A Ordem de Serviço destaca ainda a coibição de infrações criminais, relativas à contravenção penal de perturbação do sossego público, prevista no artigo 42 da Lei das Contravenções Penais - Decreto Lei nº 3688/41, bem como a infração administrativa de trânsito relativa à equipamento sonoro irregular, prevista no artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro – Lei nº Lei nº 9.605/98, combinada com a Resolução 624/2016, com vistas à preservação da ordem pública, nos termos do artigo 144 da Constituição Federal de 1988.

Na operação estão sendo empregadas militares do serviço administrativo do 9º Batalhão, equipes de Radiopatrulha (RP), Comando do Policiamento Urbano (CPU), Força Tática e Patrulha Rural. Nas próximas edições haverá reforço também das equipes especializadas da PM, entre elas, Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Operações Especiais (Bope), dentre outras, e comando também do capitão José Carlos da Costa Abreu, Subcomandante da Unidade.

Nesse primeiro dia de Operação, foram expedidas sete notificações de trânsito, quatro veículos removidos e uma pessoa presa por dirigir embriagada.

Fonte: Ascom 9º BPM