Tocantinópolis - TO
Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Sobre a Minissérie O Gambito da Rainha (NetFlix)

Data do post: 14/01/2021 23:07:50  Imprimir 

Foto Reprodução NetflixPreâmbulo

Em decorrência da pandemia, oriunda da Covid – 19, os lares tornaram-se refúgios impreteríveis à disposição dos indivíduos em 2020. Entre vários meios de entretenimento, a TV, assumiu seu lugar de destaque. Nesse contexto, aparecem os serviços de streaming, em especial a provedora Netflix, bastante utilizada pelos brasileiros. A empresa transmitiu, para mais de 62 milhões de contas, a minissérie O Gambito da Rainha. Como entusiastas do jogo de xadrez, há mais de 15 anos, não poderíamos deixar de assistir à produção, e tecer nossa singela opinião, conforme se segue.

Rápida Síntese

Com sete episódios: 1 – Aberturas; 2 – O torneio; 3 – Peões duplos; 4 – Meio jogo; 5 – Treinamento; 6 – Partidas adiadas e 7 – Fim de jogo) a minissérie “O Gambito da Rainha” retrata de forma bastante rasa e banal,o mundo enxadrístico, em especial os anos 60.

A minissérie prende a atenção do público feminino por ter como protagonista uma mulher, vestida na maioria das vezes elegantemente, e que encara seus dilemas e esmaga seus adversários, basicamente homens, no tabuleiro de xadrez, derrubando por terra o mito de que mulheres não podem superar os homens no jogo da estratégia. 

Anacrônica, a mini série se inicia valendo-se de uma gigantesca recapitulação, isto porque Flashbacks ocorrem dentro do Flash back inicial, a protagonista, Beth Harmon, revive toda sua história, em um momento decisivo (a final de um torneio), diante do tabuleiro, frente ao mais temido e respeitado dos jogadores de xadrez da época (o personagem Borgov).

Harmon perdeu a mãe em um acidente; morou em um orfanato onde aprendeu xadrez com um humilde zelador; foi adotada por um casal. A partir de então, Harmon pôde finalmente participar de torneios e ajudar sua mãe adotiva com o valor das premiações que conquistava.

A história é recheada de suspenses e de movimentos demasiadamente rápidos de câmera exatamente no momento dos duelos mais esperados, repletos de tensão e nervosismo, não se pode apreciar bem as batalhas, porquanto o foco das câmeras está voltado mais para o rosto dos atores do que para o campo de guerra (tabuleiro), gerando uma tremenda quebra de expectativa haja vista não ser possível acompanhar os lances e as posições no tabuleiro, mas apenas o lado psicológico do jogo – ações e reações, olhares, gestos, comportamentos.

Pontos Negativos da Minissérie

Apesar de possuir um título forte, a minissérie pecou em alguns pontos, quais sejam: não explicou, ainda que minimamente, no que consiste a expressão “Gambito da Rainha”. A minissérie transmitiu uma idéia torpe do xadrez, baseada, sobretudo, na sujeição do jogador a vícios, tais como: remédios em excesso, bebidas, cigarros e outras. Apesar de ter havido jogadores que bebiam e fumavam, não representam a maioria dos enxadristas. Outro erro foi retratar na maior parte do tempo o xadrez intuitivo como a forma mais vigorosa de se obter êxito no esporte, pois é cediço que a maioria dos campeões foi forjada na base da preparação, dedicação, disciplina e estudo. Sem dúvidas, existiram jogadores geniais, como os mencionados na série: Morphy e Capablanca. Porém, não são a regra. Existiram vários campeões mundiais que chegaram ao topo, sem necessariamente disporem de genialidade, mas sim de dedicação e treino, como por exemplo: Alekhine,Botivinnik, Smyslov, Petrosian, Spassky, Fischer, Karpov, Kasparov, Kramnik, Topalov, Anand e Carlsen. 

Pontos positivos da minissérie

Revela a necessidade de se aprender a dizer não para influências ruins, drogas, álcool e qualquer outro entorpecente. Permite aprender que o ganhar é bom, mas deve-se saber perder e assimilar lições com as derrotas. Possibilita aprender a ser disciplinado (a), e a acreditar que o esforço e a dedicação permitem atingir resultados, e que a amizade sincera pode até estar longe, mas nunca te abandonará. A minissérie também nos faz perceber que trabalhar em equipe é uma habilidade fundamental! A minissérie conseguiu reacender a paixão das pessoas pelo jogo de xadrez. Por fim, ensina que a humildade deve ser sempre prevalecer sobre qualquer vaidade ou arrogância.

O que é o Gambito da “Rainha”?

De início, cumpre esclarecer que o usual é chamar “Dama” e não Rainha. Assim, Gambito da Dama é uma entre várias maneiras de se iniciar a abertura no jogo de xadrez. Trata-se de abertura sólida e fechada em que o peão da Dama é o que abre o jogo, avançando duas casas e dominando o centro do tabuleiro, ao mesmo tempo em que é defendido pela peça mais ativa do jogo, a Dama. Em seguida, as brancas entregam “gambitam” o peão do Bispo da Dama. Por isso o nome Gambito da Dama, por ser um peão da Ala da Dama que é sacrificado. Busca-se com isso desenvolver rapidamente as peças, dominar o centro e colocar o Rei imediatamente em segurança, atendendo aos três princípios fundamentais do xadrez. Feito isso, nascem naturalmente às condições ideais para ataques fulminantes contra o adversário.

Necessário frisar que O Gambito da dama, pode ser aceito (se capturado o peão) ou recusado (se não for capturado), o que muda substancialmente a sequência do jogo, gerando linhas diferentes.

O Confronto Final

Voltando a análise para a derradeira e mais importante partida disputada entre Harmon e Borgov, pode-se verificar o seguinte: Borgov aceita o gambito, e a partida ganha o seguinte rumo, conforme ilustrado abaixo, por meio de diagramas:   

Foto Reprodução

Foto Reprodução

Foto Reprodução

Enfim, Harmon inicia o jogo lutando pelo domínio das casas centrais. Seu adversário até resiste no início. Mas no meio jogo, Harmon já se impõe! Força o recuo do Cavalo adversário e controla o centro. Já na fase final do jogo, a protagonista faz um sacrifício de Dama decisivo, e com vantagem material de Bispo e Torre, após promover um peão para Dama (recuperando a peça sacrificada), o jogo está ganho para as Brancas. Borgov até insiste em alguns xeques, mas desiste, pois não há como reverter à situação, em poucos lances entraria numa rede de mate!

Foto Reprodução

Fonte: Dinormanda Monteiro & Ravel de Sousa

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.