Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Indígenas da Etnia Apinajé Usam as Redes Sociais Para Reclamar da Merenda Escolar Que Está Sendo Arroz Branco

Data do post: 29/10/2019 21:31:00 Imprimir -  Compartilhar

Foto: Reprodução/facebookEngana-se quem acha que os indígenas de hoje em dia não estão na era digital. Na Aldeia da etnia Apinajé batizada de Mariazinha, um dos moradores local postou em sua página pessoal do facebook, fotos de crianças merendando apenas arroz branco com suco.

A postagem com várias fotos dizia o seguinte: "Hoje na escola indígena TEKATOR da rede estadual o lanche foi arroz branco e suco. Já faz três dias assim. Cade os recursos que vem pra comprar merenda pra escola. É vergonhoso ver essa imagem. Cade a Dre de Tocantinopolis que não ver isso...." Escreveu o reclamante Luiz Waxim Apinaje. (https://www.facebook.com/luizwaxum.apinaje.5)

Na mesma postagem, outros indígenas se manifestaram através de comentários onde alguns diziam ser vergonhoso. "é vergonhoso ver isso mesmo é falta de compromisso com a educação indígena, as crianças reclamaram mesmo....." Comentou Kabso Emílio Apinaje.

Outro índio morador da aldeia Marizinha de nome Silivan Oliveira Apinaje comentou: "É muito vergonhoso mesmo vê as crianças comer só arroz branco na escola encanto vem o recurso para compra merenda pra os alunos e vê essa situação é uma calamidade pública".

Esta não é a primeira vez que os indígenas reclamam, já recebemos outras denúncias do tipo, porém, sem fotos ficava difícil comprovar a veracidade da denúncia, dessa vez foram mais espertos, com o uso de um smartphone fotografaram e colocaram literalmente a boca no trombone usando as redes sociais.

Como a escola é estadual, a responsabilidade por repor a merenda escolar é da Diretoria Regional de Ensino de Tocantinópolis, no qual tem um setor específico para a aquisição da alimentação escolar, e este setor, até pouco tempo atrás era comandado por uma das imãs do diretor Dorismar Carvalho.

Enquanto os alunos das aldeias estão passando baixo comendo arroz branco, nas redes sociais a DRET através do seu instagram oficial (@dretocantinopolis) esbanja alegria com fotos e mais fotos de eventos regados com muitos alimentos saudáveis como frutas, verduras e peixes ofertados aos alunos da rede pública. As postagens dão a entender que tudo vai bem, porém, as fotos publicadas pelo corajoso índio mostra que realmente estamos na "era da aparência nas redes sociais".

Foto Divulgação Instagram DRETPor ironia do destino, Dorismar, ao lado de uma outra funcionária da diretoria, se deixou fotografar  como se fosse um indígena comemorando. Vale ressaltar que o atual diretor Dorismar Carvalho de Sousa sabe bem o que está acontecendo nas escolas por aí, já que ele está no comando da DRET desde ano de 2012, no qual foi alçado ao cargo por indicação do então deputado estadual José Bonifácio Gomes de Sousa.

O amor pela família do diretor de ensino parece ter passado de pai para filho, pois o atual gestor de Tocantinópolis que é filho de Bonifácio tem cada vez mais feito obras com uma empresa recém constituída que pertence ao sobrinho de Dorismar.

A Empresa V C CANJÃO EIRELI (CNPJ: 30.046.180/0001-03), com nome de fantasia "Construtora Boa Vista", coincidentemente ganhou uma licitação com valores que ultrapassam a casa de um milhão de reais. Esta empresa consta com capital social de apenas cem mil reais e tem como sócio único Victor Carvalho Canjão, sobrinho do diretor Dorismar.

Foto Reprodução Portal da TrasnparenciaA ultima licitação que a Construtora Boa Vista venceu foi para prestação de serviços de engenharia civil para Reforma/Revitalização da Praça Darcy Marinho em Tocantinópolis-TO, objeto do Convenio nº 0000402/2018. Valor: R$ 1.014.775,00 (Um milhão, quatorze mil, setecentos e setenta e cinco reais).

Pesquisando no Portal da Transparência do Município, encontramos ainda um irmão do sócio único da empresa V C CANJÃO EIRELI. Trata-se de Tassio Carvalho Canjão, que ocupava o cargo de Coordenador Imobiliário com salário mensal de R$ 2.553,00. Tassio foi demitido recentemente, talvez pra cuidar dos afazeres da empresa com seu irmão. Ao que tudo indica, os "pregos" agora empinam.

Fonte: Redação do Tocnoticias