40 Celulares Recuperados Pela Polícia Civil São Devolvidos aos Proprietários

Data do post: 10/06/2019 13:41:44 - Visualizações: (173)    Imprimir

Somente em 2019, mais de 100 aparelhos roubados ou furtados já foram recuperados em ações da 5ª DPC da Capital.

Secretaria de Segurança Pública-TOA Polícia Civil do Estado do Tocantins, por intermédio da 5º Delegacia de Policia de Palmas, efetuou, na tarde desta sexta-feira (7), em Taquaralto, região sul da Capital, a devolução de 40 aparelhos celulares aos verdadeiros donos. A ação foi coordenada pelo delegado Marivan da Silva Sousa e é resultado dos esforços conjuntos de todos os policiais civis da unidade, no tocante às investigações de receptação, furto e roubo de celulares na região.

Os aparelhos foram recuperados no último mês de maio, em Taquaralto e demais setores da região Sul de Palmas, e estavam em poder de diferentes pessoas, as quais também foram responsabilizadas, conforme determina a lei. Somente neste ano de 2019, a 5º Delegacia de Policia Civil já recuperou e devolveu 101 aparelhos celulares, o que acabou originando a responsabilidade criminal de dezenas de infratores por crimes contra o patrimônio.

“Além das investigações rotineiras sobre todos os crimes que acontecem na área de abrangência da 5ª DPC, também dedicamos atenção aos crimes que envolvem furtos ou roubos de aparelhos celulares, pois, na maioria das vezes, os produtos são subtraídos com emprego de arma de fogo, violência e ameaças e vão parar na mão de receptadores, que os adquirem por preços bem abaixo dos normalmente praticados no mercado”, ressalta o delegado.

A Polícia Civil orienta as vítimas que não deixem de registrar o Boletim de Ocorrência quando ocorrerem os crimes de furto ou roubo de celulares. “É muito importante que o cidadão, logo após ter sido vítima de qualquer tipo de modalidade criminosa, inclusive furto ou roubo de aparelho celular, faça contato com as forças de segurança, para que uma viatura da Polícia Militar ou da Guarda Metropolitana possa efetuar buscas no sentido de localizar o infrator ou infratores. Além disso, o registro do delito auxilia no planejamento de ações preventivas nos locais de crimes”, frisou a autoridade policial.

No caso específico de aparelho celular, o delegado orienta quando aos procedimentos que devem ser adotados pela vítima desse tipo de crime: "Imediatamente após ter sido alvo de criminosos, a vítima deve comparecer até a Delegacia de Polícia Civil mais próxima de sua residência e, munido com a nota fiscal de compra e o número de série do aparelho (IMEI), que geralmente se encontra na caixa do produto, registrar a ocorrência, para que possamos iniciar as investigações e localizar o bem roubado ou furtado, o mais breve possível”, reiterou o delegado.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Maior Evento Gastronômico Itinerante do País, Festival Food Truck na Estrada Chega em Porto Franco (MA)

Foto da notícia

Data: 17/06/2019 22:36:03 - Visualizações: 568

Notícias Relacionadas

18/06/2019
Audiência Pública Vai Debater Carga Tributária de Micro e Pequenas Empresas

18/06/2019
Governador Carlesse Libera Ponte de Porto Nacional Para Veículos Leves Após Conclusão de Melhorias na Estrutura

18/06/2019
Adapec Participa de Curso Sobre Resenha de Equídeos

18/06/2019
Polícia Militar Apreende Três Menores no Setor Nova Araguatins

18/06/2019
Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos Chega a Mais Quatro Municípios do Tocantins

18/06/2019
Promovida Pelo Corpo de Bombeiros Militar, Travessia Reúne Amantes da Natação no Lago

Todas as Notícias