Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec Participa em Brasília de Workshop Sobre Situação Atual e Desafios Para o Controle da Ferrugem Asiática da Soja

Data do post: 30/05/2019 18:09:12 - Visualizações: (624)

A Adapec possui um programa estadual de controle da Ferrugem Asiática que monitora a presença da praga nas áreas cultivadas de soja no Estado.

Adapec Tocantins

Representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participam em Brasília, nesta quinta-feira, 30 e sexta-feira 31, de um workshop onde estão sendo debatidos a situação atual e os desafios ao controle da ferrugem asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi) no Brasil.

Adapec TocantinsO objetivo do evento é uniformizar as informações provenientes da pesquisa científica, as experiências de regulação, demandas e impactos no setor da soja ocasionados pela praga, para obter subsídios à revisão do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O diretor de defesa, inspeção e sanidade vegetal da Adapec, Alex Sandro Arruda Farias, disse que o Tocantins apresentará suas experiências no controle da Ferrugem Asiática na cultura da soja no Estado. “A Adapec já vem tomando algumas medidas nos últimos anos para melhorar o controle da Ferrugem Asiática, isso se deu, por exemplo, na normatização da janela de plantio na soja sequeira e nas várzeas tropicais, prazos estabelecidos para cadastramento de áreas cultivadas e constantes monitoramentos nas lavouras”, ressaltou Alex Sandro. 

No workshop serão debatidos temas como: legislação existente no Brasil para o manejo da ferrugem asiática; a janela de semeadura no manejo da praga; cenários futuros x manejo da ferrugem; demanda do setor produtivo em relação ao calendário de semeadura da soja; variabilidade genética da praga; monitoramento da resistência do fungo aos fungicidas; novos produtos para o controle; consequências do cultivo de soja tardia/resistência a inseticidas; tecnologias para produção de sementes e o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja.

Fonte: ADAPEC Tocantins