UFT Inaugura Usina Fotovoltaica com Recursos Destinados por Dorinha

Data do post: 25/05/2019 14:43:14 - Visualizações: (241)    Imprimir

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) inaugurou nesta sexta-feira, 24, no Câmpus de Palmas uma Usina Solar Fotovoltaica com investimentos no valor de R$ 2,517 milhões captados por meio de gestão da deputada federal Professora Dorinha (Democratas/TO) junto ao Ministério da Educação (MEC). 

Deputada Professora DorinhaO sistema além de produzir energia limpa, ampliará as pesquisas acadêmicas na área e reduzirá o custeio com energia elétrica da instituição entre 10% a 15%, cerca de R$ 1,2 milhão anualmente.

Dorinha destacou que a eficiência em gestão abre portas para novos investimentos na Universidade. “A Usina é fruto de um trabalho conjunto que venho realizando com a UFT de gestão política, gestão estratégica e comprometimento com a expansão da Universidade. Em um momento de ajustes de orçamento a UFT, ao demonstrar agilidade e eficiência na aplicação dos recursos captados junto ao Governo Federal, reforça a credibilidade do nosso trabalho e abre portas para que novos investimentos sejam realizados”.

A Usina é estruturada com 1.820 placas instaladas com potência  de 600 Kwp, o que corresponde a cerca de 77 mil Kwh por mês.  Atualmente o sistema funciona das segundas às sextas-feiras e futuramente funcionará também aos fins de semana, gerando energia extra que será negociada com a concessionária de energia. A proposta é que a sobra de energia retorne em créditos que podem ser abatidos no valor na conta de energia do Câmpus, reduzindo ainda mais as despesas.

O reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, afirmou que a Usina também tem grande representatividade na geração de conteúdo acadêmico. “O desenvolvimento do projeto envolveu alunos da área de Engenharia e Ciências da Computação, professores e pesquisadores. A produção de energia solar é uma área em franca expansão no Tocantins e com a Usina no Câmpus podemos melhorar a nossa formação acadêmica na área e preparar profissionais ainda mais qualificados para ocupar esse mercado”, destacou.

Fonte: Deputada Professora Dorinha

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Maior Evento Gastronômico Itinerante do País, Festival Food Truck na Estrada Chega em Porto Franco (MA)

Foto da notícia

Data: 17/06/2019 22:36:03 - Visualizações: 568

Notícias Relacionadas

18/06/2019
Audiência Pública Vai Debater Carga Tributária de Micro e Pequenas Empresas

18/06/2019
Governador Carlesse Libera Ponte de Porto Nacional Para Veículos Leves Após Conclusão de Melhorias na Estrutura

18/06/2019
Adapec Participa de Curso Sobre Resenha de Equídeos

18/06/2019
Polícia Militar Apreende Três Menores no Setor Nova Araguatins

18/06/2019
Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos Chega a Mais Quatro Municípios do Tocantins

18/06/2019
Promovida Pelo Corpo de Bombeiros Militar, Travessia Reúne Amantes da Natação no Lago

Todas as Notícias