Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo do Estado Lança Edital Sobre o Voluntário Pela Natureza

Data do post: 18/05/2019 13:52:47 - Visualizações: (637)

Nesta sexta-feira, 17, o Governo do Estado do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), lança o edital do Programa Voluntário Pela Natureza, que oferece 39 vagas, que serão distribuídas em atividades que ocorrerão no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), durante o ano de 2019.

Naturatins-TOO Programa tem como objetivo aproximar a sociedade do cotidiano das Unidades de Conservação, no sentido de promover maior sensibilização na conservação da biodiversidade, por meio de ação voluntária, do reconhecimento público dessa contribuição, incentivar e valorizar o trabalho voluntário, através de intercâmbio de experiências e ações entre os interessados em atuar na questão socioambiental.

As inscrições estarão disponíveis de 17 a 31 de maio de 2019 e somente poderão ser feitas via internet, por meio de formulário disponível no endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfr0-aBohtKDammMpMORbz69-_Wy2R7M5wDICw577dqD8XIDQ/viewform?usp=sf_link.

Com esta iniciativa o Instituto possibilita o ingresso de pessoas, que queiram, espontaneamente, colaborar com as ações desenvolvidas junto as Unidades de Conservação (UCs) do Estado. O Programa prevê a participação de qualquer cidadão, com idade mínima de 18 anos.

Durante as atividades, o voluntário selecionado irá contribuir em ações como o monitoramento da conduta dos visitantes, para garantir o cumprimento das normas de visitação, atuar na educação socioambiental, nas pesquisas, apoiar a equipe de brigadistas, o serviço de manutenção e recuperação de trilhas e sinalizações, participar de ações de recuperação de áreas degradadas, além de auxiliar na implementação de projetos de manejo das Unidades de Conservação.

A paranaense Mariana Ribeiro, destaca a importância de atuar no Programa do Natuartins. Ela foi voluntária no Parque Estadual do Jalapão. “O Parque apresenta uma beleza cênica incrível. Ser voluntária em uma Unidade de Conservação possibilita uma percepção da realidade diária, de como ocorre o manejo de vários setores e das necessidades existentes. Eu viajei mais de 1.800 km para realizar trabalho voluntário no Tocantins”, esclareceu.

Parceria

Durante as atividades, Mariana que está no último período do curso de  Ciências Biológicas, aponta que percebeu o engajamento pela causa e a dedicação que os servidores do Parque têm pela Unidade de Conservação. “São sentimentos que motivaram o meu trabalho voluntário. Sou grata ao Programa Voluntário pela Natureza, que possibilitou experiências enriquecedoras na minha vida pessoal e profissional, todos deveriam experimentar”, sinalizou.

Para o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, o Programa Voluntário Pela Natureza fortalece a parceria entre o Órgão ambiental e a população. “Com a publicação de mais este edital, demonstramos o compromisso da Instituição com a sociedade. O nosso objetivo é cada vez mais, aproximar a população  das Unidades de Conservação do Estado, de modo que ocorra uma contribuição para o equilíbrio da biodiversidade, o que com certeza irá refletir na melhoria da nossa qualidade de vida”, destacou.

Para participar o interessado deverá tomar conhecimento da Portaria do Naturatins nº 144, de 15 de maio de 2019, que dispõe sobre o programa Voluntário pela Natureza, ter conhecimento do edital vigente e aguardar a seleção e convocação. Para mais informações entrar em contato na Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas - Programa Uso Público, pelos telefones (63) 3218-2678 /  3534-1072 ou através do email voluntariopelanatureza@gmail.com.

Fonte: Naturatins-TO