Adapec Reforça Ações Para Evitar a Entrada da Peste Suína Clássica no Tocantins

Data do post: 15/05/2019 16:10:03 - Visualizações: (240)    Imprimir

O Tocantins é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) livre da PSC e colabora com o controle da doença no País.

Adapec TocantinsCom o registro de casos da Peste Suína Clássica (PSC), enfermidade contagiosa causada por vírus, nos estados do Ceará e Piauí, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) preocupada em prevenir que a doença chegue ao Tocantins, está reforçando o Plano de Contingência que contém recomendações a serem desenvolvidas. Atualmente, o rebanho de suínos ultrapassam 320 mil animais, criados em 154 granjas comerciais e criatórios de subsistência cadastrados no órgão.

Entre as principais ações estão à intensificação da fiscalização de trânsito nas divisas do Piauí e limítrofes a área não livre; vigilâncias ativas; notificação as empresas de transportes coletivos; abatedouros de suínos; comerciantes de rodoviárias, postos de combustíveis e restaurantes sobre o destino dos restos de alimentos desses estabelecimentos, entre outros. Além disso, a realização e palestras e reuniões para prestar orientações.

De acordo com a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade de Suídeos da Adapec, Regina Barbosa, já está sendo providenciada a normatização da obrigatoriedade de desinfecção nas barreiras fixas em veículos transportadores de animais, com ou sem carga, vindos do Piauí e Ceará, comprovados por meio da Guia de Trânsito Animal. “É preciso ressaltar que é proibida o ingresso de suínos de áreas não livres para áreas consideradas livres, como é o caso do Tocantins”, disse.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, explica que semestralmente é realizado o monitoramento da PSC em produtores de granjas de suínos e a cada três anos o inquérito soroepidemiológico para comprovação da ausência do vírus, bem como vigilância ativa periódica nas propriedades de maior risco e atendimento as notificações de suspeitas da enfermidade. “Mesmo assim, temos que redobrar a atenção e aumentar o rigor no controle de trânsito de animais, produtos e subprodutos para evitarmos que a doença entre em nosso território”, avalia.

A PSC não é transmitida ao homem. Porém, a ocorrência de um foco implicaria em grandes perdas econômicas e repercussões sociais com o sacrifício de animais, interrupção das atividades das granjas, redução imediata da produção de carne, restrição comercial de países importadores de animais, carnes, produtos e subprodutos de origem animal, bem como de produtos agrícolas como a soja e o milho, já que alguns mercados só importam os vegetais de área livre da PSC.

Segundo o Ministério da Agricultura, a zona livre de PSC do país inclui o Distrito Federal e 15 estados  (RS, SC, PR, MG, SP, MS, MT, GO, RJ, ES, BA, SE, TO,  RO e AC).

Sintomas

Os principais sintomas da doença que acomete os suídeos (suínos e javalis) são: febre alta, perda do apetite, diarreias, paralisias, tremores, manchas hemorrágicas pelo corpo e andar cambaleante. Em caso de suspeita da PSC, o produtor deve comunicar imediatamente a Adapec.

Fonte: ADAPEC Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Maior Evento Gastronômico Itinerante do País, Festival Food Truck na Estrada Chega em Porto Franco (MA)

Foto da notícia

Data: 17/06/2019 22:36:03 - Visualizações: 563

Notícias Relacionadas

18/06/2019
Audiência Pública Vai Debater Carga Tributária de Micro e Pequenas Empresas

18/06/2019
Governador Carlesse Libera Ponte de Porto Nacional Para Veículos Leves Após Conclusão de Melhorias na Estrutura

18/06/2019
Adapec Participa de Curso Sobre Resenha de Equídeos

18/06/2019
Polícia Militar Apreende Três Menores no Setor Nova Araguatins

18/06/2019
Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos Chega a Mais Quatro Municípios do Tocantins

18/06/2019
Promovida Pelo Corpo de Bombeiros Militar, Travessia Reúne Amantes da Natação no Lago

Todas as Notícias